Oportunidade de Bolsa de Estudos na Espanha Para Estudantes de Graduação

Criada em 03/07/2009 11:31 por mmc | Marcadores: acade estag fen

1.      Da remuneração e do número de bolsas

A Universidad de Jaén - Espanha, através do programa de cooperação internacional existente, oferece 06 bolsas de estudos no valor de 2000 euros por semestre aos estudantes de graduação.

2.      Da duração do intercâmbio

O intercâmbio será de no máximo 12 meses e estará amparado pela Deliberação UERJ 006/2002. As aulas do 1º semestre letivo na universidade estrangeira terão início em 21 de setembro de 2009.

3.      Do local de inscrição

As candidaturas deverão ser apresentadas exclusivamente na Secretaria Geral Acadêmica da Faculdade de Engenharia, Rua São Francisco Xavier, n° 524, sala 5002, Bloco B, 5° andar, telefone (21) 2587-7695,  nos horários de 9:00h às 12:00h, 13:30h às 17:00h

4.      Dos critérios para candidatura

1º- apresentar Histórico escolar com CR=8,0 e pelo menos 04 períodos concluídos;

2º- sólidos conhecimentos de Espanhol (leitura, fala e escrita). Comprovar através de: teste de proficiência no idioma Espanhol (exame D.E.L.E.) ou certificado de conclusão de curso de Espanhol;

3º- preferencialmente, comprovada renda familiar baixa. As áreas destinadas à graduação ministradas pela Faculdade de Engenharia são: Engenharia mecânica, civil, produção, cartográfica e elétrica.

5.      Do número de vagas para FEN

Não existe um número de vagas destinado a Faculdade de Engenharia. A direção da FEN deverá selecionar 1 (um) candidato e enviar os documentos ao DCI. Em seguida, um comitê da SR-2 analisará as candidaturas de todas as áreas para selecionar os seis melhores estudantes que farão jus as bolsas.

6.      Da documentação para inscrição na FEN

O candidato deverá, no ato da inscrição:

1.       Preencher o formulário de inscrição (disponível na secretaria da FEN);

2.       Apresentar histórico escolar da graduação em engenharia na UERJ;

3.       Apresentar currículo digitado com tipo letra “times new roman” ou “arial” tamanho 12, com no máximo duas páginas (desejável uma única página);

4.       Apresentar cópia do certificado de conclusão de curso de espanhol e/ou cópia do certificado D.E.L.E.;

7.      Do processo de seleção da FEN

O processo de seleção, no âmbito da Faculdade de Engenharia, será realizado em duas etapas: 1) Qualificação e 2) Entrevistas.

1)      Etapa de Qualificação

Nesta etapa, o currículo, o histórico escolar, a ficha de inscrição, a documentação dos candidatos serão analisados e somente os candidatos qualificados nesta etapa participarão da etapa 2 (entrevista).

2)      Etapa de entrevistas

Nesta etapa, os candidatos qualificados serão entrevistados e um único aluno será escolhido para participar da seleção feita pela SR-2.

8.      Do cronograma

1)      Inscrição: de 6/07/2009 a 22/07/2009

2)      Resultado da Etapa de Qualificação: até 24/07/2009

3)      Etapa de Entrevistas: de 27/07/2009 à 30/07/2009

4)      Resultado final: até 31/07/2009

9.      Da devolução da documentação

Após 30 dias da divulgação do resultado final pela Faculdade de Engenharia, os candidatos devem buscar sua documentação, na Secretaria Geral Acadêmica da Faculdade de Engenharia, em um prazo máximo de 30 dias. Terminado este prazo de 30 dias os documentos serão eliminados.

Fonte: Direção da Faculdade de Engenharia

acade - Coordenação Acadêmica

www.eng.uerj.br/noticias/1246631469-Oportunidade+de+Bolsa+de+Estudos+na+Espanha+Para+Estudantes+de+Graduacao

Em 12/08/09 02:07 felisberto castro disse:

Oi pessoal, Sou Timorense queria uma informacao de bolsa de estudo da espanhol para Timor Leste no nivel graduacao ao pos-gradudo!