Brasil e Portugal Criam Programa Para Intercâmbio de Estudantes de Engenharia

Criada em 26/05/2009 17:04 por mmc | Marcadores: acade aluno estag fen prof

O objetivo do programa é apoiar grupos de pesquisa brasileiros e portugueses, pela participação de estudantes de doutorado que sejam membros de grupos de pesquisa, em estágios de doutorado-sanduíche. Os estudantes brasileiros deverão realizar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) parte de sua tese de doutoramento a ser defendida no Brasil, enquanto os estudantes portugueses deverão realizar em instituições brasileiras parte de sua tese de doutoramento a ser defendida em Portugal.

Poderão ser selecionadas até dez propostas de parcerias compostas por um grupo de pesquisa brasileiro e um da FEUP. Para cada proposta selecionada, o grupo brasileiro será beneficiado com até três bolsas, pelo CNPq, enquanto o grupo português será beneficiado com a mesma cota, pela FEUP. “O que buscamos é o intercâmbio entre grupos de pesquisa, em que os pesquisadores elaborarão um projeto conjunto entre os dois países para concorrer às bolsas”, afirmou o presidente do CNPq.

O proponente da proposta ao CNPq deve ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente, residente no Brasil, ter vínculo formal/empregatício/funcional com a instituição de ensino e/ou pesquisa brasileira dos Doutorandos candidatos, e ser o líder do Grupo de Pesquisa brasileiro, devidamente cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq. As bolsas poderão ter vigência de seis a doze meses, a ser definida pelo proponente.

Marco Antonio Zago adiantou que as propostas deverão ser elaboradas em conjunto com o líder do grupo português, com anuência formal da FEUP para a parceria e conforme roteiro a ser disponibilizado. Deverão ser encaminhadas ao CNPq sob a forma de projeto, com o preenchimento do Formulário de Propostas on-line, que estará disponível na Plataforma Carlos Chagas, na página da Agência.

O processo de inscrição está previsto para as próximas semanas, com prazo previsto para apresentação das propostas até setembro de 2009. As áreas a serem apoiadas são: Bioengenharia - Engenharia Biomédica - Engenharia Civil - Engenharia e Gestão de Transportes - Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - Engenharia Industrial e Gestão – Engenharia Informática – Engenharia Mecânica – Engenharia Química e Biológica – Engenharia do Ambiente – Engenharia Metalúrgica e Materiais – Engenharia de Georecursos – Engenharia Física.

Fonte: UERJ/SR2

acade - Coordenação Acadêmica

www.eng.uerj.br/noticias/1243368285-Brasil+e+Portugal+Criam+Programa+Para+Intercambio+de+Estudantes+de+Engenharia