Documento Referência - Conae 2010 - Divulgado em 23/04/2009

Criada em 27/04/2009 16:27 por mmc | Marcadores: aluno fen prof secfen

Os professores Nelson Maculan (UFRJ) e Paulo Figueiredo Lima (UFPE), titular e suplente respectivamente, representam a comunidade científica na Comissão Organizadora da Conferência Nacional da Educação (CONAE-2010), indicados pela SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência).

No "link" http://portal.mec.gov.br/conae/index.php?option=com_content&view=article&id=52:referencial&catid=38:documentos&Itemid=59 há o documento de referência redigido pela comissão. Segundo Nelson Maculan o texto ficou muito extenso e repetitivo, mas foi, democraticamente, aprovado na Comissão (35 entidades estão representadas). Diz que há muito pouca partipação de colegas da educação superior, da pós-graduação e da pesquisa. Por exemplo, a CAPES não está representada. Sugere que nas páginas (sites) de nossas sociedades científicas e da ABC haja un "link" para http://portal.mec.gov.br/conae/

A professora Bertha Valle, da Uerj, participa tanto da Comissão Nacional quanto da Estadual, representando a ANFOPE (Associação Nacional pela Formação de Professores) e a ANPAE (Associação Nacional de Política e Administração da Educação), as professoras Edméia e Mailce da Faculdade de Educação, estão representando a UERJ e a Prof. Maria Celi Vasconcellos, também da EDU, representa a Comissão de Educação da ALERJ.

Segundo a professora Bertha, a leitura do documento de referência é muito importante, pois ele será o ponto de partida dos debates, que culminarão na conferência de Brasília e será a origem do projeto de lei que o governo federal encaminhará ao Congresso para discussão e aprovação do Plano Nacional de Educação 2011-2021.

Fonte: DIRFEN

secfen - Secretaria Geral FEN

www.eng.uerj.br/noticias/1240860462-Documento+Referencia++Conae+2010++Divulgado+em+23+04+2009

Em 08/06/09 20:08 Janici disse:

este documento é muito importante e deve ser levado a sério por todos os profissionais da educação e por todos as pessoas interessadas que o nosso Brasil tome providências para melhorar o acesso a educação básica e profissional para todos os brasileiros, indistintamente de classe social. sabemos que hoje são muitos os entraves que prejudicam o acesso a educação da maioria dos nossos jovens, mas podemos e queremos que essa situação mude.

Em 13/05/09 11:10 Ana Benedita dos Santos Silva disse:

A notícia em questão é muito relevante. Tenho constatado que muitos ainda não têm conhecimento dos eixos temáticos que nortearão a conferência.

Em 27/04/09 21:37 José Paulo V. S. da Cunha disse:

A Profa. Bertha Valle é aquela da aprovação automática nas Escolas do Município do Rio de Janeiro? Sem mais comentários ...