Unicamp Premia Inventores

Criada em 03/04/2009 11:36 por mmc | Marcadores: fen geral prof

Leia o original em: http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=62631

Objetivo é valorizar trabalhos que resultaram em propriedade intelectual para a instituição

Onze professores e duas unidades da Unicamp receberam o prêmio Inventores 2009 na última segunda-feira (30). A iniciativa teve como objetivo valorizar atividades de pesquisa que geraram algum tipo de propriedade intelectual para a universidade nos últimos dois anos. A premiação foi concedida pela Reitoria da Unicamp, com o apoio da Agência de Inovação - Inova Unicamp.

Os professores homenageados foram reconhecidos em três diferentes categorias: professor destaque em parcerias com o setor público; professor com produto absorvido pelo mercado; e menção honrosa por tecnologia licenciada.

Leonardo Mendes, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da Unicamp, foi o vencedor na categoria “professor destaque em parcerias com o setor público”, principalmente por sua atuação nos projetos Infovia Municipal e Conexão do Saber.

Yong Kun Park, da Faculdade de Engenharia de Alimentos, foi o premiado como “inventor com produto absorvido pelo mercado”, em referência ao medicamento de isoflavona aglicona, que atua no combate aos sintomas do climatério e cuja tecnologia foi desenvolvida pelo grupo sob sua coordenação. O medicamento foi lançado com sucesso no mercado pela empresa Steviafarma em 2007.

Os professores reconhecidos na categoria “menção honrosa por tecnologia licenciada” foram: Alfio José Tincani, Antonio Carlos Boschero, Benedicto de Campos Vidal, Carlos Kenichi Suzuki, Daniel Barrera Arellano, Everardo Magalhães Carneiro, Lício Augusto Velloso, Mário José Abdalla Saad, Oswaldo Luiz Alves, Roberto de Alencar Lotufo e Wilson de Figueiredo Jardim.

A Faculdade de Engenharia Química recebeu “destaque em proteção a propriedade intelectual”, pelo crescente número de depósito de patentes nos últimos dois anos. E o Instituto de Química ganhou “destaque pelo histórico de proteção da propriedade intelectual” por ser a unidade da Unicamp com o maior número de patentes depositadas.

A primeira edição do prêmio Inventores foi realizada em 2004. A partir deste ano, segundo informações da organização do evento, a intenção é que as homenagens sejam realizadas a cada dois anos.
(Com informações do Portal Unicamp)

Fonte: Weber Figueiredo

www.eng.uerj.br/noticias/1238769385-Unicamp+Premia+Inventores