Mensagem da Chefia do Departamento de Eletrônica e Telecomunicações

Criada em 01/04/2009 15:17 por mmc | Marcadores: acade aluno fen func prof secfen

Em 31/03/2009

 

Caros Professores do DETEL.

 

Esta semana inicia-se o período letivo 2009-1. Nenhuma novidade !

 

A Chefia do DETEL deseja aos colegas um ótimo retorno à sala de aula. Vamos dar continuidade ao nosso trabalho esperançosos de que tenhamos um semestre letivo bastante profícuo.

 

Gostaria nesta oportunidade de me referir a aspectos que me têm preocupado como professor:
 
1)      Como todos devem saber, sou um dos professores que ministra aulas de Modelo Matemáticos II, e nesta disciplina é possível avaliar a bagagem dos alunos em Cálculo de uma maneira geral. Como sempre, em qualquer turma, há bons e ótimos alunos, entretanto, a cada novo semestre letivo o número de alunos com dificuldades em conteúdos que já deveriam estar, digamos , na corrente sanguínea, tem aumentado. Fato é que mesmo diminuindo o ritmo das aulas e tentando recuperar as deficiências, o número de alunos reprovados é significativo. Ressalta-se que os graus obtidos nas provas por tais alunos são muito baixos, entre zero e três. Dos alunos que conseguem aprovação certamente alguns permanecem com dificuldades em vários pontos. No decorrer do curso, caberá a nós, professores, ao identificar falhas de conteúdo, dar uma orientação sugerindo incisivamente estudo intensivo do assunto em dívida. Me parece ser uma  forma de ajudá-los a perceber a necessidade de recuperação do conhecimento que já deveria estar assimilado;
 
2)       Outro ponto que desejo abordar é a presença às aulas. Poucos são os alunos que entendem que a freqüência continuada às aulas é importante para uma boa e progressiva compreensão da matéria, além disso, não sabem valorizar a possibilidade de que a qualquer momento, podem receber informações valiosas extraídas da vivência acumulada ao longo dos anos pelos professores, e que não são encontradas nos livros textos. Além das faltas correntes, parece já ser normal o aluno faltar a todas as aulas no dia em que há uma prova. Nas duas situações, acredito que podemos tentar conscientizá-los que tais práticas só trazem prejuízo ao desenvolvimento do curso e ao próprio aprendizado. Nas ocasiões em que ocorre um elevado número de faltas, sempre há alguns poucos alunos que estão em sala, e para estes entendo que a aula deva ser ministrada normalmente. Muitas vezes duvidamos se a decisão de ministrar aquela aula é certa. Acredito que seja. Vamos valorizar a assiduidade e a pontualidade a partir da primeira semana de aula.
 
Caros colegas professores, um engenheiro bem formado ao se colocar no mercado de trabalho mostrando-se confiante e competente com certeza enaltecerá a Escola que o formou e por consequência o Quadro Docente. O que se pode dizer do caso contrário?

 

 Bem, ministrar aulas não é nossa única tarefa, mas no meu ponto de vista a formação dos alunos de graduação é a mais nobre, é a nossa atividade fim. Segundo grandes educadores, e creio, encaixa-se muito bem aqui, o aluno deve ser reconhecido como o centro e a base de toda ação pedagógica e a transformação/crescimento pessoal do professor somente faz sentido caso constitua caminho para transformar/fazer crescer seus alunos. Fato verdadeiro é que não se consegue mudanças agindo de forma isolada. Nossa ação para qualquer mudança de comportamento dos alunos requer ação integrada do corpo docente.

 

Em face do exposto, proponho :

 

1)      Controle de presença às aulas, usando o bom senso no final do período;
2)      Criar formas de avaliação que exija do aluno um estudo continuado dos conteúdos. Qual ? Não sei . Há quatro anos atrás, em dois períodos seguidos, dei testes frequentes. Deu um trabalhão! ... mas deu um bom resultado. Aproveito para expor meu ponto de vista quanto a trabalhos para substituir integralmente às provas. Nem pensar, isto depõe contra o professor, contra os demais professores, contra o Departamento. Trabalhos devem complementar as provas.

 

Caros colegas, me desculpem ter estendido as boas vindas.

 

Atenciosamente,

 

Prof. Alexandre Assis

Fonte: Prof. Alexandre Assis


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Em 13/04/09 10:53 André Luiz São Lazaro dos Santos disse:

Gostaria de agradecer a direção pois o meu problema já foi solucionado. Um abraço!

Em 02/04/09 15:20 André Luiz São Lazaro dos Santos disse:

Boa tarde, Gostaria de saber o que a nova direção tem em mente no que tange a ouvir aos alunos? Digo isso porque é fácil culpar-nos pela falta de frequência, mas cabe também verificar que este não é um problema decorrente exclusivamente do desinteresse deliberado de nós, alunos. Aproveito o ensejo para citar o meu caso: obtive a aprovação em Eletricidade no período 2008.2, mas descobri agora que no ALUNO ONLINE este disciplina sequer foi lançada como cursada, o que me impediu de tentar a inscrição em Circuitos Elétricos I. Parabéns a direção. Grato pela atenção. Abraço especial ao Prof. Gilberto!

Em 02/04/09 14:54 Leopoldo Eurico Gonçalves Bastos disse:

Prezado Professor Assis As suas observações são extremamente bem vindas. Nestes tempos atuais em que se observa uma inversão completa de valores na nossa sociedade é preciso sempre haver uma voz lembrando a responsabilidade que os docentes têm em reverter todo este processo.Dando valor à justiça,à responsabilidade,ao trabalho, além de outros tantos valores a nós legados pelos nossos pais que podemos transmitir ao alunado. A Universidade não passa incólume às pressões e tenta responder na medida do possível às tentativas de redução de seu papel na sociedade. Assim,o professor não pode abrir mão de sua responsabilidade, pois além de transmitir conhecimentos adequados e atualizados,é responsável ainda pela formação destes alunos como cidadãos. Uma avaliação de aprendizado justa, cobrança de presença e participação nas aulas,etc, é um caminho viável e necessário. Atenciosamente, Leopoldo Bastos

Em 01/04/09 21:24 Gilberto Menezes Moraes disse:

Caro Alexandre, Muito bom. Seria possível o Departamento recolher as listas de presença dos alunos, de modo a que o departamento também ficasse a par de como estãos os seus alunos ? Gilberto

Em 01/04/09 19:34 Luiz Sebastião Costa disse:

Apresento meus parabéns ao Prof Assis complementando que essa proposta deveria ser encampada pelos Departamentos e pela Direção, inclusive assuntos como esse é que deveriam estar sendo discutidos nas reuniões de Departamento e do Conselho Departamental ao invés dos intermináveis problemas burocráticos como: quebra de pré-requisito, horários "trepados" (jeitinhos brasileiros), viagens,etc,etc.

Em 01/04/09 18:31 Weber Figueiredo da Silva disse:

Reitero nossos parabéns à Chefia do DETEL, professor Alexandre Assis.