Convite Para Aula Inaugural dos Cursos de Pós-graduação da Uerj

Criada em 26/03/2009 11:54 por mmc | Marcadores: aluno evento fen imp prof

A Sub-reitoria de Pós-graduação e pesquisa tem o prazer de convidá-los para aula inaugural dos Programas de Pós-graduação a ser proferida pelo Prof. Luiz Bevilacqua, da  Coppe/UFRJ e LNCC/MCT, no dia 15/04/09 - às 16 horas (1o. - PJLF - Auditório 13).  O tema será "A UNIVERSIDADE NUM TEMPO DE CHOQUE CULTURAL", enviamos em anexo, resumo e cartaz, para os quais solicitamos divulgação entre os docentes e alunos das unidades e programas de pós-graduação.

Cordialmente,

Mônica Heilbron
Sub-reitora de Pós-graduação e Pesquisa 

Tel. 25877105, 7403
Fax 25695396
gabinete@sr2.uerj.br

palestra_bevilacqua

RESUMO

O avanço extraordinário da ciência e da tecnologia nestes últimos cem anos infelizmente não tem sido acompanhado pela atualização da universidade. A estrutura acadêmico-pedagógica da universidade é incompatível com a dinâmica atual do conhecimento, tanto em termos de uma nova convergência temática de pesquisa científica para formar novos poços de conhecimento como em termos de um novo projeto curricular para proporcionar às novas gerações os instrumentos necessários para se conduzirem numa era de mutações imprevisíveis.

As dificuldades em se estabelecer os novos modelos não justificam a imobilidade da universidade que aparentemente permanece na clássica atitude de preservar nichos de conhecimento que já deram excelente contribuição no passado, mas precisam ser revistos dentro de uma perspectiva de “nova ciência” referida  frequentemente como interdisciplinar.

A lentidão dos processos de evolução do sistema universitário é incompatível com as descontinuidades do conhecimento e dos processos de formação que caracterizam a onda de choque cultural por que passamos. Coragem, ousadia, humildade, reflexão e muito trabalho são ingredientes absolutamente necessários para vencer essa singularidade dos tempos atuais em que o passado atropela o presente e quer se intrometer pelo futuro; são as armas para não sermos esmagados e ficarmos irrecuperavelmente na esteira da ciência e da tecnologia – mais  uma vez, e talvez por incontáveis gerações.  


Fonte: SR2



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1238079290-Convite+Para+Aula+Inaugural+dos+Cursos+de+Pos+graduacao+da+Uerj





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 30/03/09 19:44 Weber Figueiredo da Silva disse:

Acredito que a aula Professor Bevilacqua será um estímulo à inquietação acadêmica necessária aos melhores caminhos da universidade. Vale a pena comparecer.