Faperj: Editais de Apoio à Infra-estrutura das Universidades Estaduais

Criada em 16/02/2009 08:25 por mmc | Marcadores: edital fen prof

A diretoria da Fundação divulgou nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, o extrato de três editais que serão lançados dentro de um mês. Em 12 de março, as chamadas de Apoio à Infraestrutura de Biotérios; Apoio às Universidades Estaduais; e Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa do Rio de Janeiro terão os prazos abertos para a submissão de propostas. Será o primeiro bloco de editais de 2009, que juntos somarão R$ 21,5 milhões em recursos.

Até agora, apenas o edital Bolsa Nota 10 havia sido lançado em janeiro e as inscrições permanecem abertas.

Os três programas mantêm características bem semelhantes às lançadas em suas versões anteriores, em 2007 e 2008.  Em Apoio à Infraestrutura de Biotérios, visa-se garantir a implantação, implementação, modernização, adequação e o funcionamento de biotérios que tenham como finalidade a produção ou manutenção de animais utilizados em projetos de pesquisas científicas e tecnológicas. E também garantir a implantação e o funcionamento de Comitês de Ética que regularão as atividades em pesquisa com animais nessas instituições, de acordo com a recém-sancionada Lei n.º 11.794, que regulamenta o uso científico de animais. Para isso, o edital conta com R$ 1,5 milhão em recursos. Os interessados em concorrer a esse tipo de apoio terão até o dia 23 de abril para inscreverem projetos.

Com R$ 8 milhões em recursos alocados, Apoio às Universidades Estaduais tem como objetivo financiar tanto a aquisição e manutenção de equipamentos quanto a execução de obras de infra-estrutura previstas em projetos apresentados por pesquisadores vinculados à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo). O prazo de submissão de propostas se estenderá até 30 de abril.

Dos três programas anunciados, o edital de Apoio às Instituições de Ensino e Pesquisa Sediadas no Rio de Janeiro será aquele que contará com maior volume de recursos: R$ 12 milhões. Esta verba será destinada ao financiamento para aquisição e manutenção de equipamentos, e execução de obras de infraestrutura previstas em projetos apresentados por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado. Para concorrer, será preciso submeter propostas até o dia 7 de maio.

Com o anúncio desta semana, a Fundação mantém a política, inaugurada em 2008, de tornar públicos os extratos de seus programas induzidos antes de seus lançamentos.  "Essa forma, de apresentar os editais que serão lançados pela Fundação, com antecedência, permite que os pesquisadores e instituições possam se planejar para submeter propostas, de acordo com as suas vocações. Ao mesmo tempo, esse mecanismo se mostrou um eficiente canal de diálogo com a comunidade científica, visando à definição de programas de fomento", ressalta Ruy Marques, diretor-presidente da FAPERJ.

Todos os três editais com extratos anunciados hoje dão continuidade ao programa de fomento da Fundação, que visa proporcionar insumos para a melhoria da infraestrutura de pesquisa nas instituições de ensino e pesquisa sediadas em nosso Estado.

Os coordenadores de projetos contemplados nas edições dos programas similares de 2007 e 2008 e que ainda não tenham prestado contas junto ao Setor de Auditoria Interna da FAPERJ não poderão participar do respectivo edital, mesmo na condição de pesquisadores associados; similarmente, os projetos contemplados nos Editais de 2007 e 2008 não poderão ser reapresentados neste Edital de 2009.

Confira os extratos dos três editais:

www.eng.uerj.br/noticias/1234783529-Faperj+Editais+de+Apoio+a+Infra+estrutura+das+Universidades+Estaduais