Informe do Cogere

Criada em 02/12/2008 18:30 por mmc | Marcadores: aluno fen func peamb prof

O objetivo do Grupo COGERE, contando com participação voluntária de professores, alunos e funcionários da UERJ, é buscar a construção de um melhor gerenciamento integrado dos resíduos que apresentam riscos químicos, biológicos ou radioativos gerados na UERJ. O trabalho faz parte de uma pesquisa com apoio da Faperj e de um projeto de extensão vinculado ao PRODEC/UERJ, sendo desenvolvido em caráter piloto no Pavilhão Haroldo Lisboa da Cunha (PHLC) onde se concentram os laboratórios do Instituto de Química e de Biologia. Dentre os resultados deste trabalho, destacam-se o I Encontro de Gerenciamento de Resíduos de Laboratórios do PHLC, a ser realizado nos dias 8 e 9 de dezembro de 2008, bem como a campanha para coleta de resíduos químicos no dia 4 de dezembro das 9 às 12 horas. Aos laboratórios que possuam pequenas quantidades de resíduos, solicitamos que os mesmos busquem concentrá-los em determinados locais de forma a facilitar à coleta pela empresa, comunicando à sua localização à Janet (janetroddone@uerj.br),
Técnica do Instituto de Química do PHLC.

Cabe esclarecer que os recursos financeiros para a contratação da Empresa que fará a coleta e o destino dos resíduos são provenientes de nosso projeto e, por ser uma verba limitada, poderemos coletar apenas até 2000 kg de resíduos químicos a serem separados, rotulados e acondicionados adequadamente pelos laboratórios. Neste momento, devido às limitações financeiras ressaltadas, estaremos priorizando o atendimento aos laboratórios de ensino e outros que não tenham recursos para o tratamento e destinação final de seus resíduos. Assim, pedimos a compreensão e nossas desculpas antecipadas, caso não seja possível atender a todos, apesar de estarmos conscientes das muitas dificuldades e escassez de recursos enfrentados pelos pesquisadores.

Como este serviço de tratamento e destino final de resíduos químicos é especializado e dispendioso, os laboratórios devem envidar seus esforços para reduzir, reutilizar ou tratar no próprio local, os seus rejeitos, quando possível. Desta forma, todos estarão colaborando com a segurança de seus locais de trabalho e com a proteção do meio ambiente.

Em nome de todos os membros do COGERE agradeço o apoio recebido pela equipe do PRODEC, dos Diretores do CTC, da FEN, do IQ e do IBRAG e, sobretudo, à sua colaboração para tornar a UERJ mais comprometida com as questões sócio-ambientais e de segurança no trabalho.         

Prof. Elmo Rodrigues da Silva
Faculdade de Engenharia
Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental
Coordenador do Projeto COGERE
Tels. 2587 7937(7938)
elmorodrigues@yahoo.com.br


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


peamb - Mestrado em Engenharia Ambiental


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1228249810-Informe+do+Cogere





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.