Resistência Democrática na Uerj: História e Memória 1968 - 1979

Criada em 02/12/2008 16:09 por mmc | Marcadores: aluno fen func prof

O Instituto de Medicina Social (IMS) promove, entre os dias 2 e 12 de dezembro, o Seminário Resistência Democrática na UERJ – história e memória. Paralelamente ao seminário, será inaugurada uma exposição permanente na Galeria Gustavo Schnoor, no Centro Cultural, que contará com material informativo e iconográfico sobre a resistência democrática no Estado do Rio de Janeiro e na UERJ. O material da exposição faz parte do acervo da Universidade e também conta com empréstimos e doações de documentos que representem a resistência democrática, principalmente no período entre 1968 e 1979. O evento conta com o apoio da Rede Sirius.

O seminário contará com a participação de pesquisadores em ciências humanas e sociais, além de jornalistas e militantes políticos que atuaram entre os anos de 1968 e 1979. Os temas das mesas-redondas são: A Resistência Democrática no Brasil - 1968-1979: política e cultura, história e memória da resistência democrática – Rio, UERJ; A Questão Democrática no Brasil Hoje.

O projeto Resistência Democrática na UERJ continua a receber documentos que retratem os efeitos e a repercussão na UERJ, durante o período mais violento da ditadura militar.
Para Eduardo Faerstein, um dos coordenadores do projeto, a UERJ foi uma instituição atuante na luta política pela democracia e que muitos aspectos deste período ainda não foram documentados. A exposição será uma das atividades deste projeto, que pretende constituir um acervo de memórias e histórias sobre a UERJ, a ser consolidado até o 60º aniversário da universidade, em 2010.

Durante todo o seminário, das 10h às 14h, a Diretoria de Comunicação Social (Comuns) disponibilizará uma jornalista para reunir depoimentos de pessoas que freqüentaram a UERJ de 1968 a 1979 e, mais tarde, caso queiram, compartilhar as experiências da época.

Os interessados em doar ou emprestar documentos podem procurar a sala 6.003, 6º andar, Bloco E, das 9h às 17h. Outras informações pelo telefone 2587-7959 ou pelo e-mail eduardof@ims.uerj.br.

Confirma a programação do Seminário

17h - Galeria Gustavo Schnoor
Exposição de material iconográfico sobre a resistência democrática no Rio e na UERJ .
Arte contemporânea - Cristina Pepe e Isabela Frade

18h - Teatro Noel Rosa
Memorial Prof. Americo Piquet Carneiro – homenagem a um justo
Reitor Ricardo Vieiralves, Moyses Szklo, Claudio Campos, família Piquet Carneiro, Eduardo Faerstein.
Apresentação do Coral Altivoz.e apresentação de documentário.

10h às 12h – Teatro Noel Rosa
- Mesa-redonda 1: A Resistência Democrática no Brasil - 1968-1979: política e cultura. Luis Reznik (coord), Marcelo Ridenti, Denise Rollemberg, Gelson Tolentino.

14h às 16h – Teatro Noel Rosa
- Mesa-redonda 2: História e Memória da Resistência Democrática – Rio, UERJ. Luis Reznik (coord), Mauro Malin, Luiz Tenório, Eduardo Faerstein

17h às 19h – Teatro Noel Rosa
Mesa-redonda 3: A Questão Democrática no Brasil Hoje
Eduardo Faerstein (coord), Alba Zaluar, Sérgio Besserman Viana, Pedro Cunca Bocayuva

3/12 – 4/12

Apresentação de videoarte dos anos 60 e 70 – no Hall dos Elevadores, com curadoria de Jose Tannuri.

Eduardo Faerstein - Instituto de Medicina Social, UERJ
Luiz Reznik - Faculdade de Formação de Professores, UERJ
Angélica Müller - Doutoranda em História, USP

www.eng.uerj.br/noticias/1228241391-Resistencia+Democratica+na+Uerj+Historia+e+Memoria+1968++1979