Comunicado da Reitoria (18/09/2008)

Criada em 19/09/2008 09:18 por mmc | Marcadores: aluno fen func prof

Carta aberta à comunidade da UERJ

Uma administração enfrenta um duplo desafio: propor e implementar os projetos que deverão se voltar para os novos tempos; e avaliar, melhorar ou corrigir os caminhos que vinham sendo trilhados. Os problemas enfrentados pela UERJ eram muitos e exigiam da nova administração a necessária vontade política, a competência, o comprometimento com a mudança e um esforço redobrado no sentido da superação dos desalentos, desesperanças e apatia que tomavam conta da Universidade.

Na noite do dia 10 de setembro, os gabinetes da Reitoria da UERJ foram invadidos por setores estudantis. Para a invasão houve arrombamento das portas.

Os estudantes que invadiram os gabinetes da Reitoria apresentaram no dia 16 de setembro, seis dias após a invasão, seu conjunto de reivindicações, disponíveis para acesso público no site da UERJ. Entre os 18 pontos apresentados incluem-se: feitura de uma olimpíada universitária; doação de um data-show e tela de projeção para o DCE; livre acesso ao bachalerado; reestruturação e melhoria da biblioteca da FFP (São Gonçalo) e FEBF (Caxias); alojamento estudantil e creche universitária em todos os campi, dentre outras reivindicações.

A Reitoria lembra à comunidade universitária que nestes nove meses de gestão:

1. Aumentamos em quase 30% o valor das bolsas que estavam sem qualquer reajuste nos últimos 10 anos;
2. Recuperamos o programa de bolsas de Iniciação Científica Júnior no CAp que havia sido paralisado e criamos o programa de bolsas cultura;
3. Ampliamos as bolsas para os cotistas por todo o período em que estudarem na UERJ e não somente durante um ano (como era desde que o programa de cotas foi implementado), aplicando imediatamente a Lei 5230/2008;
4. Tiramos da gaveta o projeto do Restaurante Universitário, revisamos com o Instituto de Nutrição, encaminhamos para licitação, conseguimos recursos para implementá-lo e a partir do próximo ano estará em funcionamento;
5. Retiramos da gaveta projetos pedagógicos importantes para a UERJ e para os estudantes (a aprovação do novo currículo da FEBF) em tempo recorde;
6. Estabelecemos canais de abertura com os estudantes de graduação nas Sub-Reitorias (em especial na SR-1 e SR-3);
7. Apoiamos financeiramente a semana de calouros do DCE na abertura do ano letivo;
8. Estabelecemos diálogos com organizações estudantis de caráter político-cultural;
9. Normatizamos as concessões de apoio financeiro a estudantes, com uma política de incentivo à participação discente em congressos acadêmicos e estudantis, e implantamos novos procedimentos com relação aos trabalhos de campo;
10. Defendemos e apoiamos nossos egressos dos cursos pedagógicos com problemas no concurso promovido pela Secretaria de Educação.

Muitas outras ações foram feitas. Estamos produzindo um relatório de nossa gestão para acompanhamento da comunidade universitária. As que destacamos dizem respeito exclusivamente à vida dos estudantes.

Informamos à comunidade universitária que na Reitoria encontram-se processos que dizem respeito à vida funcional de cada professor e funcionário; diplomas com papel impresso na Casa da Moeda do Brasil especialmente para a UERJ sem assinaturas; documentos do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado; objetos pessoais dos membros do gabinete e outros importantes documentos que dizem respeito à Universidade.

A Reitoria da UERJ terá firmeza e bom senso. Adotaremos todos os instrumentos legais disponíveis, agiremos com cautela política e tentaremos evitar danos maiores à nossa instituição.

Reitoria da UERJ

Leia o original em: http://www.uerj.br/modulos/kernel/index.php?modulo=noticias&cod_noticia=2585

www.eng.uerj.br/noticias/1221826706-Comunicado+da+Reitoria+18+09+2008+