Ceper/fen e Sedeis Realizam Curso de Capacitação de Eletricistas em Sistemas Fotovoltaicos

Criada em 25/09/2007 10:14 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno ceper fen func imp prof

A Faculdade de Engenharia da UERJ, através do CEPER - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis e do seu Núcleo de Eventos e Cursos - NEC, da Agência de Desenvolvimento da FEN (AD-FEN), participou no período de 18 a 20 de setembro, em Niterói - RJ, da realização do treinamento para “Capacitação de Eletricistas dos Municípios para Manutenção de Sistemas Fotovoltaicos no Estado do Rio de Janeiro”.

 

Este evento foi uma solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - SEDEIS em parceria com a TERMORIO, FURNAS Centrais Elétricas e a Faculdade de Engenharia da UERJ.

 

Participaram do evento, representantes de comunidades de varios Municípios do Estado do Rio de Janeiro, que juntamente com o aprendizado teórico e prático, receberam também equipamentos e ferramentas, essenciais ao desenvolvimento de suas atividades. Vale ressaltar, que esses locais não dispõe de energia elétrica. Neste sentido, o curso contribuiu como reforço para utilização de uma forma de energia alternativa, quando da necessidade de programas de cunho social, tais como “Programas de Vacinação”, onde existe a necessidade de refrigeração das vacinas e geração de energia para utilização de “urnas eletrônicas”, dentre outros.

 

Finalizando, registramos a presença na abertura do Curso do Dr. Ascendino d’ Ávila Melo - Superintendente de Energia da SEDEIS, do Prof. Carlos Alberto Pereira Correia - Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia, do Prof. João de Tarso Pallottino - Coordenador do CEPER e do Prof. Manoel Antonio da Fonseca Costa Filho - Coordenador do Laboratório de Energia Solar do CEPER. O encerramento teve a presença do Prof. João de Tarso Pallottino representando a Direção da FEN e da Subsecretária de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços - Drª Renata Bezerra Cavalcanti. A organização e acompanhamento do Curso esteve a cargo de Vera Lúcia dos Anjos Costa - Coordenadora Executiva do NEC (AD-FEN) e de Mateus Rolão Coelho da Motta (CEPER).

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa


Depto(s) ou Orgãos da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia


ceper - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1190726092-Ceper+fen+e+Sedeis+Realizam+Curso+de+Capacitacao+de+Eletricistas+em+Sistemas+Fotovoltaicos





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.