Incubadora Phoenix - Criação do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo na UERJ é Aprovada Pela Faperj

Criada em 20/09/2007 08:55 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: fen imp phoenix

A proposta de criação de um Laboratório de Inovação e Empreendedorismo na UERJ apresentada à Faperj no Edital de Apoio às Universidades Estaduais - UERJ, UENF e Uezo foi selecionada conforme resultado divulgado em 19/09/2007 no site da Faperj.

O Laboratório de Inovação e Empreendedorismo vai atuar como uma plataforma de inovação e funcionar como agente institucional, estratégico e dinamizador de apoio às atividades multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão na área de Inovação e Empreendedorismo. As linhas de ações prioritárias são:

1) Fomento à cultura empreendedora;
2) Estímulo ao Ecossistema de Inovação;
3) Interação Universidade – Mercado – Comunidade – Governo;
4) Formação de Recursos Humanos na área de Gestão da Inovação.

O Laboratório é formada por uma equipe multidisciplinar e Coordenadada por Branca Terra, professora da Faculdade de Administração e Finanças e Diretora da Incubadora PHOENIX.

Os demais pesquisadores participantes são Mariza Almeida (Diretora da Incubadora PHOENIX) e os professores Ricardo Miyashita (FEN – Departamento de Engenharia Industrial e membro do Conselho Consultivo da Incubadora PHOENIX ), Marinilza Bruno de Carvalho, (Instituto de Matemática e Estatística e Coordenadora do Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia da SR-2), Antonio Carlos de Azevedo Ritto (Instituto de Matemática e Estatística) e José Carlos Vaz e Dias (Faculdade de Direito).

Os Docentes Branca Terra, Mariza Almeida, Ricardo Miyashita e Marinilza Carvalho também são Coordenadores de Fóruns específicos do RAETeC - Rede de Apoio a Empresas Tecnológicas e Clusters (Convênio MCT/FINEP - Ação Transversal - Apoio ao PNI - 09/2006 assinado entre a PUC-RIO e a FINEP), cujo Coordenador Institucional pela UERJ é o Prof. Carlos Alberto Pereira Correia, Diretor da Incubadora de Empresas PHOENIX e que está sendo realizado em parceria com o Instituto Genesis da PUC-RIO, contando ainda com a participação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica - TECVITÓRIA, Incubadora de Empresas da Universidade Federal Fluminense e Incubadora de Empresas da Associação Educacional Veiga de Almeida.

PHOENIX Incubadora de Empresas

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa