Carro Elétrico - Grupo de Estudos de Veículos Elétricos (Gruve) da Fen/Uerj Desenvolve Projeto de Testes

Criada em 20/07/2007 21:14 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

Reproduzimos matéria publicada na página da UERJ

Carro elétrico já é realidade
12/07/2007

O projeto de criação de testes de veículos elétricos, que não emitem gases poluentes e com baixíssimo nível de ruído, está sendo desenvolvido pelo Grupo de Estudos de Veículos Elétricos (Gruve), em parceria com a Ampla Energia e Serviços S/A, concessionária de energia elétrica, que atende a 66 municípios no estado do Rio de Janeiro.

 

O carro, modelo Palio, está exposto no Niterói Plaza Shopping, onde pesquisadores, professores e estagiários do Gruve informam sobre o funcionamento do veículo e sobre a tecnologia veicular elétrica. A Ampla pretende utilizar os carros em sua frota de serviço.

 

Segundo o coordenador do Gruve, Luiz Artur Pecorelli Peres, professor da Faculdade de Engenharia (FEN), o projeto é pioneiro no país. Sua realização só foi possível graças à pesquisa iniciada pelo Grupo em 2001, buscando a viabilização comercial dos carros elétricos. "Isto abre novas perspectivas para as empresas de energia", afirma Pecorelli.

 

Desde o segundo semestre de 2006, a FEN está trabalhando em conjunto com a Ampla, o que possibilitou a implantação do Laboratório de Sistemas de Propulsão Veicular e Fontes Eletro-químicas (LSPV), do Centro de Pesquisas e Energias Renováveis (Ceper), ao qual o Gruve está subordinado. No Gruve são desenvolvidas pesquisas para a produção de dispositivos que aliam a energia renovável ao transporte limpo e eficiente.
 
Como funciona

Apontado por muitos especialistas como o carro do futuro, o veículo elétrico surgiu na Europa, no século XIX. No Brasil, em 1918, foi inaugurada, pela antiga Light and Power Co. Ltd., no Rio de Janeiro, a linha de ônibus elétricos que ligava a Praça Mauá e o Palácio Monroe (localizado na Cinelândia). Contudo, com o advento dos carros movidos a combustível fóssil, que começaram a ser fabricados em massa e com custo mais acessível, as iniciativas de produção deste tipo de veículo tornaram-se restritas às universidades. Atualmente, com as questões ambientais em evidência, os estudos voltaram-se para veículos menos poluentes e mais silenciosos.

 

Já foram desenvolvidos dois modelos: o exclusivamente elétrico, que funciona com baterias fornecendo energia ao motor elétrico de tração; e o tipo híbrido, que conjuga motores elétricos e a combustão (gasolina ou diesel, hidrogênio ou células a combustível).

 

O protótipo testado pelo Gruve é totalmente elétrico, com bateria de 19 kWh, vai de 0 a 100 km em 28 segundos e atinge 110 km/h. Para abastecê-lo, uma vez que o carregador é embutido no veículo, só é necessário uma tomada utilizada para aparelhos de ar condicionado, de 127V ou 220V.

 

A recarga completa dura oito horas e o valor máximo é de 16 ampères. Com um consumo baixo (0,19 kWh por quilômetro), o carro tem também a vantagem de ser recarregado parcialmente, ou seja, será necessário apenas repor a carga consumida, caso a rodagem seja de 30 km.

 

Pecorelli afirma que esse veículo é viável comercialmente e adianta que no LSVP já está em estudo a recarga utilizando energia solar, disponível nos painéis fotovoltaicos instalados no telhado do Ceper. 
 
Segundo o professor, novos estudos estão voltados para converter veículos a combustão interna para tração elétrica. O projeto, que utiliza um modelo Kombi, está sendo realizado em parceria com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ) e conta com o patrocínio da WEG Equipamentos Elétricos S.A., da Saturnia Sistemas de Energia Ltda. e da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

 

A frota da UERJ está na mira dos pesquisadores do Gruve, mas para isto, informa o professor Pecorelli, são necessários os resultados concretos da experiência realizada com a Kombi. A idéia é estender a iniciativa também à frota do governo do estado. 

 

A exposição vai até 24 de julho, no Niterói Plaza Shopping, que fica na Rua XV de Novembro, 8, próximo à Estação das Barcas, em Niterói.


(Fonte: UERJ Em Dia nº 421)

 

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1184976888-Carro+Eletrico++Grupo+de+Estudos+de+Veiculos+Eletricos+Gruve+da+Fen+Uerj+Desenvolve+Projeto+de+Testes





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Em 10/04/09 21:47 Jalmar disse:

Estou muito feliz em ver algumas empresas nacionais falando pouco e fazendo algo em prol da defeza do meio ambiente. Parabens e mandem mais noticias, pois eu tenho muita vontade de possuir um veiculo eletrico. Sds, Jalmar