Faculdade de Engenharia Realiza Pesquisa de Indicadores de Produtividade em Obras Civis na Petrobras

Criada em 07/05/2007 18:51 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func prof

Indicadores de Produtividade em Obras Civis na Petrobras.

Em 02 de janeiro de 2007 teve início o trabalho de pesquisa de indicadores de produtividade de processos da construção civil que está sendo realizado por professores, técnicos e alunos da FEN, para a Gerência de Implantação de Empreendimentos da Petrobras - IEABAST.

Serão pesquisados os processos de construção de fundações indiretas (estacas tipo hélice contínua e raiz), de concretagem de blocos de estacas e de escavação mecânica de valas. As obras em execução indicadas pela Petrobras para o acompanhamento e coleta de dados são as seguintes:

Local / Obra                                                               Município

Centro de Pesquisa – CENPES II                            Rio de Janeiro - RJ

Refinaria Duque de Caxias - REDUC                     Duque de Caxias - RJ

Refinaria Vale do Paraíba – REVAP                       São José dos Campos – SP

Refinaria de Cubatão – RPBC                                 Santos – SP

Prédios Administrativos                                            Macaé – RJ

O Projeto está sendo desenvolvido em 3 etapas: na primeira, em fase de conclusão, estão sendo pesquisados, em documentos técnicos nacionais e internacionais, os indicadores referenciais de produtividade para os mesmos processos da construção civil já citados. Ainda serão pesquisados dados históricos da própria Petrobras.

Na segunda etapa, iniciada em 12/03/07 e com duração até 30/05/07, serão realizadas as medições de campo nos canteiros das obras selecionadas pela Petrobras.

Na terceira etapa serão feitas as avaliações críticas e comparativas dos dados obtidos nas etapas anteriores e construídas as hipóteses quanto a eventuais perdas de produtividade, causadas pelas interferências que podem ocorrer, por exemplo, numa obra de ampliação de uma refinaria em operação. É de conhecimento do setor da construção civil o elevado nível de exigências que a Petrobras cobra de suas contratadas quanto às áreas de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente, Saúde e Responsabilidade Social.

A Direção da FEN disponibilizou uma sala na Fonseca Teles para a instalação da equipe técnica responsável pelo Projeto, que tem a Coordenação Geral do Prof. Moacyr Carvalho Filho.

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

www.eng.uerj.br/noticias/1178574692-Faculdade+de+Engenharia+Realiza+Pesquisa+de+Indicadores+de+Produtividade+em+Obras+Civis+na+Petrobras

Em 30/07/09 21:26 Luiz Roberto Sousa disse:

Deve-se atentar para a inferência da ação da segurança do trabalho sobre os índices de produtividade, sem levar em conta as condições climáticas de cada região. O tempo improdutivo tem fator preponderante nos prazos contratuais, o que demanda aumento de efetivo não orçado para alcançe dos mesmos.