Projeto de Pesquisa Aprovado Pela Finep Estuda Racionalização do Uso da Água e Inclusão Social

Criada em 29/04/2007 18:40 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func prof

Aprovado no Edital MCT/CNPq/CT-HIDRO/CT-Agronegócio no. 05/2006, o Projeto de Pesquisa Coordenado pela Profª Luciene Pimentel da Silva do Departamento de Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente, teve suas atividades iniciadas com prazo de execução de 02 (dois) anos.

 

PROJETO DE PESQUISA

CIDADES, QUALIDADE DE VIDA E RECURSOS HÍDRICOS: GESTÃO

INTEGRADA DOS RECURSOS HÍDRICOS E PLANEJAMENTO URBANO

DA REGIÃO DA BAIXADA DE JACAREPAGUÁ.

 

Resumo: O Brasil atualmente é considerado um país eminentemente urbano e concentra a maioria de sua população em áreas urbanas. São 11 metrópoles, das quais duas, São Paulo e Rio de Janeiro, já são consideradas megalópoles com mais de 10 milhões e de 5 milhões de habitantes respectivamente.

 

Esta intensa urbanização, que se dá de forma quase que espontânea, sem políticas de planejamento efetivas, decorreu em parte também, quando da

industrialização do país, devido à fragilidade das políticas agrárias para fixação do homem no campo.

 

As diretrizes de planejamento não foram capazes de organizar a ocupação do solo, viabilizar a aquisição de moradias para a maioria da população, e garantir o atendimento das necessidades básicas de infra-estrutura e saúde, o que vem piorando a qualidade de vida nas cidades.

 

Nesse contexto, o projeto de pesquisa pretende contribuir, nas questões

relacionadas à racionalização do uso da água, a inclusão social no meio urbano e periurbano e, melhoria da qualidade de vida, num contexto intrínseco de desenvolvimento sustentável.

 

Tem como objeto de estudo a Região da Bacia Hidrográfica da Baixada de

Jacarepaguá, região de expansão da cidade do Rio de Janeiro, envolvendo, ações na Comunidade da Cascatinha no bairro da Vargem Grande.

 

A pesquisa consistirá no estudo da composição de indicadores a serem contemplados em legislação urbanística específica, respeitando a legislação vigente, mas, no entanto, integrando aos parâmetros urbanísticos, índices que contemplem as questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos e ao meio ambiente, visando melhoria da qualidade de vida e crescimento urbano sustentável.

 

Será implementado um posto de observação hidrossedimentométrico, compreendendo o monitoramento termo-pluviométrico, dos níveis d’água, vazão e da concentração de sedimentos, com vistas à melhoria do conhecimento dos processos físicos-ambientais e conseqüentemente, da gestão das águas, sobretudo nas questões de abastecimento, lançamento de efluentes e enchentes urbanas.

 

Entre as ações previstas a serem realizadas junto à Comunidade da Cascatinha estão, atividades de educação ambiental visando à melhoria das condições de destino de efluentes líquidos e sólidos, conscientização dos

problemas relacionados à saúde, enchentes urbanas, qualidade das águas, lançamento de efluentes e adensamento populacional.

 

Além da análise periódica da qualidade das águas e do material presente nas valas de esgoto e drenagem, serão distribuídos “kits” de qualidade da água simples e de baixo custo para uso pela própria comunidade.

 

Ainda, envolverá a implementação de experimento relacionado a telhados verdes e jardins urbanos com cultivo de espécies que possam trazer conforto ambiental e geração de renda para a comunidade, respeitando as necessidades das construções de baixa renda.

 

Será estudada a viabilidade da adoção de pavimentos permeáveis para substituição das vias precárias de acesso à comunidade e, da mesma aos meios de transporte e serviços.

 

Serão implementadas pequenas ações em parceria com a comunidade para instalação de aparelhamento de infraestrutura de saneamento ambiental e acesso, além de atividades relacionadas ao plantio de mudas e preservação das encostas fronteiriças à comunidade.

 

Os resultados da Pesquisa serão consolidados em relatórios, trabalhos de fim de curso, dissertações de mestrado, teses de doutorado e publicações técnico-científicas.

 

A Pesquisa será desenvolvida em parceria com a Comunidade da Cascatinha, que já vem participando dos estudos realizados pelo GRHIP – Grupo de Estudos de Hidrologia e Planejamento de Recursos Hídricos e, conta com a participação de pesquisadores e Professores da UERJ e da UFRJ, do CNPS/EMBRAPA, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Com apoio também da SERLA, órgão responsável pela gestão dos recursos hídricos no Estado do Rio de Janeiro.

Coordenadora: Profª Luciene Pimentel da Silva 

 

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa


Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1177882812-Projeto+de+Pesquisa+Aprovado+Pela+Finep+Estuda+Racionalizacao+do+Uso+da+Agua+e+Inclusao+Social





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.