Reforma Curricular Caminha Com Passos Firmes Rumo Ao Futuro da Engenharia na Uerj

Criada em 07/03/2007 14:39 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

Realizado o III Simpósio sobre Reforma Curricular da Faculdade de Engenharia no dia 05/03/07, com a presença da Profª Ondina Maria Meleiro Ferreira, Diretora do DEP (Departamento de Orientação e Supervisão Pedagógica) da Sub-Reitoria de Graduação (SR-1), que foi antecedido pela apresentação do Eng. Samuel Lischinsky do CREA-RJ que falou sobre a Resolução CONFEA 1010 seguido de amplo debate, O Prof. Luiz Biondi Neto considerou concluídas todas as fases de discussão dos novos currículos, passando-se agora à fase de consolidação dos mesmos e elaboração das Ementas das Disciplinas, a cargo de cada Departamento Acadêmico e dos Institutos e Faculdades que atendem a Engenharia.

Paralelamente a essa etapa, os Professores Carlos Alberto, Ulisses Cavalcanti e Evandro Mendes juntamente com o Prof. Luiz Biondi Neto trabalharão na montagem do Projeto Pedagógico da Faculdade de Engenharia, documento que irá respaldar todo o trabalho realizado na Reforma dos Currículos e definir aspectos importantes, como por exemplo os critérios para as avaliações dos Alunos, dos Docentes, das Disciplinas e das futuras modalidades da Engenharia na UERJ.

As Ementas das Disciplinas deverão estar concluídas até o dia 14/05/07 improrrogavelmente e o cronograma inicialmente proposto para conclusão da Reforma Curricular está mantido.

Em breve estaremos discutindo como se dará a transição dos atuais para os futuros Currículos e os critérios para inscrição nas disciplinas eletivas.

Alguns dos aspectos importantes da atual Reforma Curricular são a significativa redução de pré-requisitos e a diminuição da carga horária total das diferentes modalidades, sem que com isso haja qualquer perda de qualidade do Curso.

Algumas alterações nas atuais modalidades estão previstas, como por exemplo a transformação da Engenharia de Sistemas e Computação em Engenharia de Computação, a divisão da Engenharia Sanitária e do Meio Ambiente em Engenharia Sanitária e Engenharia do Meio Ambiente e a criação da modalidade Geotecnia.

Nesses casos haverá a necessidade de aprovação também no Conselho Estadual de Educação, além das aprovações internas obrigatórias a todos.

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

www.eng.uerj.br/noticias/1173289146-Reforma+Curricular+Caminha+Com+Passos+Firmes+Rumo+Ao+Futuro+da+Engenharia+na+Uerj