Presidente da Feema Visita Centro de Ciência e Tecnologia da Fen

Criada em 13/02/2007 21:27 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

Na tarde desta terça-feira (13/02/07) o CCT-FEN teve a honra de receber a visita do Presidente da FEEMA - Dr. Axel Schmidt Grael, acompanhado do Chefe de Gabinete da Presidência - Dr. José Maria Mesquita.

Recepcionados pelo Prof. Carlos Alberto Pereira Correia (Vice-Diretor da FEN) a quem coube dar as boas-vindas em nome da Faculdade de Engenharia e fazer a apresentação dos Professores e pelo Coordenador do CEPER e do Grupo Gás-UERJ - Prof. João de Tarso Pallottino, o Dr. Axel Grael e o Dr. José Maria  (mestre pela Faculdade de Engenharia da UERJ) puderam conhecer um pouco do que está sendo feito no Complexo Fonseca Teles.

O Prof. João de Tarso Pallottino (CEPER) destacou em linhas gerais os trabalhos que estão sendo desenvolvidos nas áreas da Energia Solar, da Energia Eólica e da Biomassa e os Professores Manoel Antônio da Fonseca Costa Filho (Energia Solar), Gustaf Aurélio Perez Akerman (Biomassa), Norberto Mangiavacchi (GESAR) e Luiz Arthur Pecorelli Peres (GRUVE) relataram os trabalhos de suas respectivas áreas.

Estiveram também presentes à reunião o Prof. Joel Martins Medeiros (Membro do Conselho Consultivo da Incubadora Phoenix) e a Drª Mariza Costa Almeida (Gerente da Phoenix),  destacando-se que a FEEMA já apoia as ações do projeto RAETeC - Rede de Apoio a Empresas Tecnológicas e Clusters, do qual a Incubadora Phoenix da Faculdade de Engenharia da UERJ participa, com coordenação do Instituto Gênesis da PUC-RIO e a participação das Incubadoras da UFF, UFES e UVA.

O Dr. Axel Grael falou de algumas das preocupações da FEEMA e de seus desafios, destacando a importância de uma maior aproximação institucional com a Faculdade de Engenharia da UERJ, tendo o encontro demonstrado que a identidade de objetivos em prol do Estado do Rio de Janeiro e a proximidade física, a FEEMA está localizada no prédio principal, podem contribuir para a formalização de importantes parcerias entre a Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente e a Faculdade de Engenharia da UERJ.

Em seguida o Dr. Axel Grael e o Dr. José Maria fizeram uma visita às instalações do CEPER, do GESAR e do Grupo Gás-UERJ, encerrando-se a visita com a forte perspectiva de que em breve possamos estar trabalhando juntos em muitas áreas.

Para conhecer mais sobre a FEEMA acesse o endereço http://www.feema.rj.gov.br/  ou através da página da FEN - Administração - Links Importantes - Órgãos Governamentais.

Recomendamos também conhecer o belíssimo PROJETO GRAEL desenvolvido em Niterói-RJ, acessando a página http://www.projetograel.org.br/www/default.asp, que também pode ser acessado através da página da FEN - Administração - Links Importantes - Organizações Não Governamentais.  Na oportunidade da visita, o Prof. Luiz Pecorelli se colocou a disposição para realizar com a sua equipe de estagiários, palestra sobre Sistema Veicular Elétrico e a Qualidade do Ar para os participantes do PROJETO GRAEL, o que foi muito bem recebido pelo Dr. Axel Grael.

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

www.eng.uerj.br/noticias/1171409242-Presidente+da+Feema+Visita+Centro+de+Ciencia+e+Tecnologia+da+Fen