Faculdade de Engenharia da Uerj Está Presente em Duas Propostas Aprovadas na Finep (Promove)

Criada em 28/01/2007 17:02 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

A UERJ teve duas propostas aprovadas pela FINEP no âmbito do PROMOVE, programa voltado para o fortalecimento da Engenharia no Brasil, com a participação da Faculdade de Engenharia (FEN).

Na chamada MCT/FINEP/FNDCT – PROMOVE – Laboratórios de Inovação 06/2006, o objetivo era selecionar propostas para apoio financeiro às Instituições de Ensino Superior, para execução de projetos de pesquisa colaborativa, a serem realizadas em Laboratórios de Inovação.

Os Laboratórios de Inovação serão espaços físicos dedicados a projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas idéias, novos produtos, processos ou serviços, em que estudantes dos diversos níveis da graduação e da pós graduação, possam interagir com pesquisadores das instituições de Ensino Superior e das Empresas.

A proposta encaminhada pela UERJ, com a interveniência da Incubadora de Empresas PHOENIX e da Direção da Faculdade de Engenharia, prevê a formação de dois laboratórios de inovação, conforme descrito a seguir:

O PROJETO 1 será Coordenado pelo Professor Manoel Antonio da Fonseca Costa Filho (Engenharia Mecânica) e visa a criação de Laboratório de Inovação, através de complementação do Laboratório de Energia Solar do CEPER, com o objetivo de desenvolver um software para otimização de projetos e simulação de desempenho de sistemas centralizados de aquecimento de água, utilizando uma combinação energética solar/gás natural, para uso em unidades residenciais multifamiliares, hotéis, flats, hospitais, centros de lazer etc. A Empresa Parceira é a Hibritec Equipamentos e Sistemas Ltda e o Laboratório de Inovação ficará localizado no Centro de Estudos e  Pesquisas em Energia Renováveis (CEPER), do Centro de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia, Complexo Fonseca Teles. Este Projeto tem a participação direta da equipe e do Coordenador do CEPER e do Grupo Gás-UERJ - Prof. João de Tarso Pallottino.

O PROJETO 2 ficará localizado no Instituto Politécnico do Rio de Janeiro, em Nova Friburgo. Este Projeto será Coordenado pelo professor Antonio José da Silva Neto e tem como finalidade a criação do Laboratório de Inovação, junto ao Laboratório de Engenharia Mecânica daquela Unidade, visando a participação de alunos de graduação em Engenharia Mecânica nas atividades laboratoriais, acompanhamento de consultoria e de prestação de serviços junto às Empresas dos pólos têxtil/confecções e metal-mecânico, contribuindo para a sua profissionalização e uma maior integração das atividades acadêmicas com o segmento empresarial. As Empresas Parceiras são:Techner do Brasil Indústria e Comércio Ltda, Timken do Brasil Comercio e Industria Ltda, Lucitex Confecções Ltda.

No segundo Edital chamada MCT/FINEP/FNDCT – PROMOVE – Engenharia no Ensino Médio 05/2006, a finalidade era a seleção de propostas para apoio financeiro a projetos inovadores, que promovam maior interação das Escolas de Engenharia com as atividades de ensino de ciências exatas e naturais de nível médio, visando despertar vocações e recrutar mais e melhores estudantes para as áreas tecnológicas.

A Coordenação será do Professor Fábio Merçon do Instituto de Química. Este Projeto será desenvolvido nos municípios do Rio de Janeiro, Nova Friburgo e Resende, com a participação das três unidades de Engenharia da UERJ e do Instituto de Química, junto a determinadas escolas secundárias locais. No caso da Faculdade de Engenharia (FEN) o Projeto será realizado com o Colégio de Aplicação da Universidade (CAP-UERJ).

Dentro deste Projeto está a realização da IV Semana de Produção Científica e Tecnológica da Faculdade de Engenharia, que está prevista para o segundo semestre de 2007.

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

www.eng.uerj.br/noticias/1170010934-Faculdade+de+Engenharia+da+Uerj+Esta+Presente+em+Duas+Propostas+Aprovadas+na+Finep+Promove+