Definidos Pontos Importantes no i Simpósio Sobre Reforma Curricular da Faculdade de Engenharia

Criada em 19/01/2007 01:03 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

Realizado no dia 15/01/07 na sala dos Conselhos da FEN, o Simpósio sobre Reforma Curricular teve início às 09:30 e foi encerrado às 19:30 horas, após a apresentação de todos os Departamentos Acadêmicos da Faculdade de Engenharia.

Todos tiveram a oportunidade de apresentar as suas propostas e os debates propiciaram a importante troca de experiências e a colocação de visões diferentes, sobre as necessidades de cada habilitação e ênfase.

As questões relativas às disciplinas do ciclo básico mereceram especial atenção, dando origem a diversas propostas por parte dos apresentadores.

Outro aspecto importante discutido ao longo do Simpósio diz respeito às disciplinas de formação geral, dentre elas se destacando disciplinas que tratam do Empreendedorismo, Direito na Engenharia, Economia, Administração, Português Instrumental e Inglês Instrumental entre outras.

O Prof. Luiz Biondi Neto elaborará para o próximo Simpósio a ser realizado no dia 05/02/07 das 09:00 às 19:00 horas, no mesmo local, uma proposta unificada para o ciclo básico e para as disciplinas de formação geral, visando propiciar uma unidade para os currículos das diferentes habilitações e ênfases.

Outro aspecto importante levantado pelo Prof. Jorge Luis Nunes e Silva Brito (Engenharia Cartográfica) foi a adequação às diretrizes fixadas pelo CONFEA, relativas às modalidades da Engenharia e suas áreas de atuação. Neste particular ficou estabelecido a necessidade de nos enquadrarmos de forma adequada nessas diretrizes, visando propiciarmos a necessária regulamentação dos novos currículos e a tranquilidade aos nossos alunos quando do pedido de registro no CREA-RJ. O Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação, que por exemplo destacou o interesse de desvincular essa ênfase da Engenharia Elétrica, foi colocado pela Direção da FEN em contato com o CREA-RJ, para juntos avaliarem a possibilidade de sua concretização.

O Prof. Luiz Biondi Neto solicitou ao encerramento do Simpósio, que ocorram de imediato  encontros entre todos os Departamentos Acadêmicos da Engenharia Civil, inclusive com a participação da Engenharia Cartográfica, entre os Departamentos da Engenharia Elétrica inclusive com a participação do Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação, e entre a Engenharia Mecânica e a Engenharia de Produção, que fazem parte da modalidade Industrial, visando discutirem e acertarem aspectos comuns, com o objetivo de ajustarem os seus respectivos currículos. Esses encontros deverão gerar subsídios para o Simpósio a ser realizado em 05/02/07.

Na próxima semana estaremos divulgando a programação do II Simpósio sobre Reforma Curricular, que ainda não contará com a participação dos Alunos.

A Direção da Faculdade de Engenharia agradece a participação e contribuição de todos os Departamentos Acadêmicos no I Simpósio sobre Reforma Curricular da FEN e comunica aos Alunos da Faculdade e à Representação Estudantil, que em breve chegará o momento certo para participação de todos, neste importante momento da nossa Engenharia.

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

www.eng.uerj.br/noticias/1169175827-Definidos+Pontos+Importantes+no+i+Simposio+Sobre+Reforma+Curricular+da+Faculdade+de+Engenharia