Centro Acadêmico Mostra o Que É, na Verdade, Ser Aluno da Faculdade de Engenharia da Uerj

Criada em 17/11/2006 14:52 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

O Centro Acadêmico da Engenharia realizou nesta quinta-feira (16/11/06) na Sala de Multimeios da FEN, a cerimônia de inauguração de suas novas instalações no bloco (D). Em seguida foi oferecido um coquetel aos convidados na Sala dos Conselhos da Faculdade e uma visita às novas instalações do CA-Eng. Na oportunidade a Direção do Centro Acadêmico divulgou o resultado da sua campanha deste semestre junto aos Alunos Calouros, que resultou na arrecadação de mais de meia tonelada de alimentos não perecíveis, que serão entregues na próxima quarta-feira ao HUPE - Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Não é a primeira vez que o Centro Acadêmico da Engenharia realiza por exclusiva iniciativa e competência, uma campanha com essa finalidade. Outras doações de alimentos já ocorreram e também campanhas de doação de sangue foram encabeçadas pelo CA-Eng, destacando assim a responsabilidade social que norteia a Formação e a Profissão de Engenheiro e o compromisso do Centro Acadêmico com ações dessa natureza.

Assim são os Alunos da Faculdade de Engenharia. Cidadãos conscientes de seu papel na sociedade e compromissados com o futuro deste Estado e do Brasil. Eventuais desvios ou condutas inadequadas de uns poucos, não podem macular o importante papel desempenhado pela maioria esmagadora de Alunos da FEN em suas atividades diárias, dentro e fora da Universidade.

Não podemos mais admitir que campanhas sistemáticas, venham de onde vierem, e orquestradas por quem quer que seja, tentem denegrir a imagem da Faculdade de Engenharia e de seus Alunos. Deve-se aqui ressaltar a crescente procura das Empresas por Alunos de nossa Faculdade e os elogios que frequentemente recebemos, o que demonstra claramente a competência e a responsabilidade dos Alunos da FEN, no exercício das suas atividades.

A Direção da Faculdade de Engenharia - Luiz Biondi Neto e Carlos Alberto Pereira Correia - se sente orgulhosa de seus Alunos e parabeniza o Centro Acadêmico da Engenharia pelas obras realizadas na Sala do CA-Eng, na pintura do Hall do 5º andar e na vitoriosa campanha de arrecadação de alimentos.

Deseja também destacar a forma independente como o CA- Eng tem se conduzido nas questões relativas à Faculdade de Engenharia, a responsabilidade com que participa do Conselho Departamental, do Corpo Deliberativo dos diferentes Departamentos Acadêmicos e dos Conselhos Consultivos da Faculdade de Engenharia e a preocupação constante com os destinos da nossa Unidade Acadêmica, participando ativamente dos momentos mais decisivos da nossa Faculdade. Isto tudo faz com que haja um respeito e uma cordialidade mútua na relação institucional com a Direção da FEN, sem qualquer uso político de nenhuma das partes.

Cabe aqui destacar também a participação externa do Centro Acadêmico da Engenharia, fundamentada na aproximação que a atual gestão da FEN realizou, no início do mandato, com as Entidades representativas dos Engenheiros. Assim, o CA-Eng participa da Comissão Especial de Estudantes ligada ao CREA-Estudante, criado pelo atual Presidente Dr. Reynaldo Barros, através dos seus membros Guilherme Expedito Santos Neto (Secretário) e Flávio Barbosa Ramos (Secretário Adjunto). Esta Comissão criada no âmbito do CREA-RJ está agora organizando a 64º SOEAA - Semana Oficial da Engenharia, da Agronomia e da Arquitetura, a ser realizada em 2007 no Rio de Janeiro.

Outro fato relevante a se destacar e que bem demonstra a atuação do Centro Acadêmico da Engenharia, foi a visita realizada ao CA-Eng pelo Dr. Heloi José Fernandes Moreira, que recentemente assumiu a Presidência do Clube de Engenharia, quando foram lançadas as bases para a criação da Comissão de Estudantes do Clube de Engenharia. Esta participação dos Alunos no Clube de Engenharia vem desde  a  gestão do Dr. Raymundo de Oliveira, que viabilizou a entrada de Estudantes de Engenharia como sócios do Clube.

Muitas serão ainda as formas de participação dos Alunos da Engenharia, do Centro Acadêmico e da Hidros Consultoria - Empresa Júnior de Engenharia da UERJ, nos Projetos que estarão em implantação no próximo ano. O compromisso de todos sem dívida e também da Direção da FEN, é exclusiva e definitivamente com a Instituição UERJ, com a Faculdade, com a Engenharia e com a Sociedade. Parabéns a todos!

Luiz Biondi Neto e Carlos Alberto Pereira Correia
Diretor e Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia
Gestão Participativa

www.eng.uerj.br/noticias/1163782353-Centro+Academico+Mostra+o+Que+E+na+Verdade+Ser+Aluno+da+Faculdade+de+Engenharia+da+Uerj