Monitoria Para 2007 Exige Projetos dos Docentes e dos Departamentos Acadêmicos

Criada em 03/11/2006 17:45 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

A Coordenação Acadêmica da FEN convida os Docentes e os Departamentos Acadêmicos da Faculdade de Engenharia a participarem do Programa de Monitoria da Universidade, coordenado pelo Departamento de Estágios e Bolsas (CETREINA) da Sub-Reitoria de Graduação.

Este ano o processo sofrerá algumas alterações no âmbito da Faculdade de Engenharia e da Universidade e portanto, é necessário que o Docente e o Departamento Acadêmico observem o disposto abaixo.

1º) Os Docentes deverão preparar os seus Projetos de Monitoria do Professor (pedidos novos) ou o Relatório de Disciplina - Monitoria (renovação) até o dia 20 de novembro de 2006, quando deverão ser entregues ao respectivo Departamento Acadêmico em uma via impressa e em disquete, visando a preparação do Projeto de Monitoria do Departamento;

2º) Os Departamentos Acadêmicos deverão entregar exclusivamente à Coordenação Acadêmica (sala 5020 - bloco E), até as 17:00 horas do dia 30 de novembro de 2006, em uma via impressa e em disquete, todos os documentos recebidos dos Docentes e o Projeto de Monitoria do Departamento Acadêmico;

2º) A Coordenação Acadêmica organizará a documentação recebida, preparando todo o material para ser enviado ao CETREINA, obrigatoriamente em bloco, elaborando também o Projeto de Monitoria da Unidade, com base nos Projetos de Monitoria do Departamentos Acadêmicos;

3º) A Coordenação Acadêmica solicitará ao Conselho Departamental na Reunião Ordinária de 13/12/06 que proceda à aprovação dos pedidos encaminhados pelo Departamentos Acadêmicos da FEN, fazendo o relato do Projeto de Monitoria de cada Departamento Acadêmico e da Unidade;

4º) A Coordenação Acadêmica entregará ao CETREINA a documentação preparada, até o dia 13/12/06, através de um único memorando assinado pelo Coordenador Acadêmico da FEN e encaminhado pela Direção da Faculdade de Engenharia.

AVISO IMPORTANTE

A Coordenação Acadêmica esclarece que a definição da concessão ou não de vaga para bolsa de Monitoria e o número de vagas concedidas para cada Disciplina e para cada Departamento Acadêmico, é de exclusiva competência do CETREINA e da SR-1, não cabendo à Coordenação Acadêmica e à Direção da Faculdade de Engenharia, qualquer responsabilidade sobre essa questão.

Entretanto, a Faculdade de Engenharia e a sua Coordenação Acadêmica farão tudo que estiver ao alcance, para defender as solicitações encaminhadas pelos Docentes e Departamentos Acadêmicos da FEN, como aliás sempre fizeram em todas as oportunidades anteriores.

Ressaltamos também que é fundamental a preparação de Projetos de Monitoria bem estruturados e consistentes em todas as instâncias (Docente - Departamento Acadêmico - Unidade Acadêmica), considerando-se que os pedidos de bolsa de Monitoria são submetidos a Comissões intituídas pelo CETREINA/SR-1 e avaliados em bloco.

Apresentamos abaixo todos os endereços relativos a Monitoria, para que os Docentes e Departamentos Acadêmicos da FEN tenham acesso a toda a documentação e formulários pertinentes.

Monitoria (MON)

O que é: Compreende a participação de alunos de graduação em atividades de ensino e pesquisa, supervisionadas por um professor orientador, tendo em vista o desenvolvimento de potencialidades para a docência universitária e a investigação científica. O aluno é selecionado mediante concurso nas unidades, nos prazos previstos no calendário escolar. A monitoria será desenvolvida durante o período letivo.

1.0) Legislação:
1.1) Deliberação CSEP 047/95

1.2) Ordem de Serviço 03/SR-1/04

2.0) Como fazer:
· Edital de chamada

3.0) Formulários para solicitação da bolsa:

3.1) Plano global da Unidade (Elaborado pela Coordenação Acadêmica com base nos Projetos de Monitoria dos Departamentos Acadêmicos)

3.2) Projeto de monitoria do professor - pedidos novos

3.3) Relatório de disciplina - monitoria - renovação

A Coordenação Acadêmica da FEN emitirá o Edital de Inscrição, abrirá as inscrições aos Alunos da Faculdade de Engenharia interessados em Monitoria, a partir do primeiro dia letivo de 2007/1 (09/04/07) até uma data a ser definida oportunamente pelo CETREINA/SR-1, fará uma análise prévia dos candidatos, anexará os respectivos boletins acadêmicos e encaminhará essa documentação em seguida, para seleção pelos Docentes, cujos Projetos de Monitoria tenham recebido vaga(s) para 2007. Os Docentes deverão então emitir a Ata de Exame de Monitoria, assinada por três Docentes que participaram do Processo de Seleção de Monitor.

Após a seleção do(s) bolsista(s), a Coordenação Acadêmica divulgará o resultado na página da FEN e emitirá a Ficha de Movimentação de Cadastro Discente para o CETREINA, onde cada selecionado, independente de ser ou não renovação, deverá assinar o seu Termo de Compromisso de Monitoria.

Carlos Alberto Pereira Correia - Coordenador Acadêmico da FEN

www.eng.uerj.br/noticias/1162586743-Monitoria+Para+2007+Exige+Projetos+dos+Docentes+e+dos+Departamentos+Academicos