Mensagem Aos Alunos da Faculdade de Engenharia - Datas e Informações Importantes

Criada em 05/10/2006 22:28 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

A Direção da Faculdade de Engenharia e a sua Secretaria Geral Acadêmica lembram aos seus Alunos da Graduação algumas datas e informações de extrema importância:

a) No período de 08/10 a 14/10/06 estarão sendo realizadas as inscrições em disciplinas "on line" para 2006/2, para Alunos ativos ou com retorno antecipado autorizado para 2006/2. De 09/10 a 11/10/06 serão realizadas as inscrições em disciplinas através de preenchimento de FIO na Secretaria Geral Acadêmica para as mesmas condições. Recomendamos a todos os nossos Alunos que realizem suas inscrições "on line" com tranquilidade a partir de suas residências, nas casas de seus colegas ou nos seus locais de trabalho ou estágio, lembrando que nesse período, muitos de nossos Laboratórios Computacionais podem estar indisponíveis para manutenção dos equipamentos. Havendo qualquer dificuldade, o Aluno deve procurar imediatamente a Secretaria Geral Acadêmica da FEN para as providências necessárias. Recomendamos que os Alunos observem a importância em concluir logo todos os créditos do Ciclo Básico. Deixar para Períodos mais avançados disciplinas que deveriam ser cursadas nos Períodos iniciais, pode se constituir em desestímulo futuro e inclusive atrapalhar significativamente os seus planos de conclusão do Curso, observando-se ainda a saída da condição de Aluno preferencial para não preferencial na disciplina. Por outro lado, antecipar disciplinas de Períodos mais avançados pode ser muito inadequado, na medida que o Aluno ainda não possui, em geral, condições reais de quantificar a importância desses conhecimentos, o que acaba provocando desinteresses pela disciplina e comprometimento de seu rendimento e de seus planos para o Curso. O Aluno deve estudar bem as suas reais condições e buscar cursar um número adequado de disciplinas, observando-se o número mínimo (três) e o número máximo (nove), limites estes que podem não ser aplicados a Alunos concluíntes, analisados caso a caso. Cabe ainda ressaltar que o abandono de disciplinas é sempre um prejuízo para o Aluno. Se você tem alguma dúvida sobre as disciplinas a cursar, procure a ajuda do Orientador Acadêmico da Faculdade de Engenharia (Prof. David Martins Vieira), do Coordenador Pedagógico (Pedagogo Ulisses Carramaschi Cavalcanti) ou dos Coordenadores de seus Cursos - Profª Marília Garcia Diniz (Mecânica) - Prof. Ricardo Miyashita (Produção) - Prof. Jacaono Batista de Lima (Cartografia) - Prof. Roberto Legey Leoni (Elétrica) - Profª Celina Aida Bittencourt Schmidt (Civil) ou as Chefias de seus respectivos Departamentos Acadêmicos. Certamente eles têm a experiência necessária para bem orientar cada Aluno e cada caso específico. Os endereços físicos e eletrônicos e os telefones podem ser encontrados na página da Faculdade de Engenharia. Lembramos também que devem ser entregues exclusivamente à Secretaria Geral Acadêmica, no período de 08/10 a 20/10/06 os requerimentos de Quebra de pré-requisito e de liberação para Conflito de Horário, que devem obedecer rigorosamente o disposto nos Procedimentos da Faculdade de Engenharia sobre o assunto, disponibilizados no seguinte endereço:

b) No período de 09/10 a 10/10/06 estarão abertas as inscrições em Disciplinas Isoladas para 2006/2, através de requerimento a ser entregue na Secretaria Geral Acadêmica;

c) No dia 10/10/06 serão realizadas na Secretaria Geral Acadêmica da FEN as Inscrições em Disciplinas para Alunos de Transferência Interna, Transferência Externa Facultativa, Aproveitamento de Estudos e Convênio PEC-G (Programa Estudante Convênio de Graduação) 2006/2;

d) As aulas terão início dia 18/10/06 e nesta data, os Alunos inscritos em 2006/2 terão acesso também ao RID "on line" (Resultado de Inscrição em Disciplinas);

e) No período de 09/10 a 10/11/06 os Alunos que assim o desejarem, poderão solicitar Trancamento de Matrícula a partir de 2006/2, através de requerimento entregue ao serviço de Protocolo e Atendimento do DAA;

f) No período de 23/10 a 07/11/06 estará aberto na Secretaria Geral Acadêmica o processo de SAID 2006/2 (Solicitação de Alteração de Inscrição em Disciplina) para substituição e reinscrição de disciplinas. Recomendamos aos Alunos que antes de realizarem os seus pedidos formais, que procurem orientação conforme descrito no item (a) acima e que também o façam junto à própria Secretaria Geral Acadêmica da Faculdade de Engenharia;

g) Para Cancelamento de disciplinas por SAID 2006/2 (Solicitação de Cancelamento de Inscrição em Disciplinas) o período é mais longo, indo de 23/10 a 01/12/06 na Secretaria Geral Acadêmica. Então, se o Aluno vai apenas Cancelar disciplina, pode aguardar um pouco mais, evitando assim o período mais procurado do SAID.

É muito importante ressaltar que o Aluno não pode cursar disciplina para a qual não esteja regularmente inscrito. Alunos com processos em andamento de quebra de pré-requisito e conflito de horário deverão relatar o fato aos seus respectivos Professores e acompanhar o andamento do processo nas instâncias da Universidade. Havendo o indeferimento do solicitado, o Aluno não poderá ter sua situação regularizada na(s) disciplina(s) e não será encaminhada nesse caso, qualquer solicitação posterior de inclusão por RAIS (Relação de Alteração e Inclusão de Situação).

A Direção da Faculdade de Engenharia e toda a equipe da Secretaria Geral Acadêmica da FEN, farão tudo que estiver a seu alcance para tornar mínimas as dificuldades e bem atender aos nossos Alunos.

Desejamos a todos um bom descanso durante o recesso e energias renovadas, para o bom desempenho de suas atividades acadêmicas a partir de 18/10/06.

Edmilson Tavares da Silva - Chefe da Secretaria Geral Acadêmica

Carlos Alberto Pereira Correia - Vice-Diretor da Faculdade de Engenharia

Luiz Biondi Neto - Diretor da Faculdade de Engenharia

GESTÃO PARTICIPATIVA