Mensagem à Comunidade Acadêmica da Faculdade de Engenharia

Criada em 21/09/2006 10:21 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func imp prof

Com o objetivo de orientarmos o correto encaminhamento de questões, que envolvam o relacionamento dos Alunos com os Servidores Docentes, Técnicos e Administrativos da FEN, reunimos a seguir todas as informações já anteriormente divulgadas em várias oportunidades e também constantes da página da Faculdade de Engenharia.

No relacionamento entre Alunos e Servidores da Faculdade de Engenharia e da Universidade, entendemos que a melhor forma de superar eventuais conflitos é pela ação direta entre as partes, sempre pela via do diálogo, que deve ser em níveis elevados, dentro dos limites do bom senso e da boa educação e garantindo a respeitosa divergência de pontos de vista.

Quando não for possível o entendimento nesses termos, recomendamos que as questões que se refiram a Docentes, sejam levadas verbalmente à Chefia do respectivo Departamento Acadêmico, para que esta possa atuar como mediadora na solução do problema. Abaixo estão listados os nomes dos novos Chefes e Sub-Chefes dos Departamentos Acadêmicos.

Quando ainda assim a solução não for encontrada ou não atender o interesse das partes envolvidas, há a possibilidade de encaminhamento verbal da questão ao respectivo Coordenador de Curso, visando a intermediação, a identificação das dificuldades e a busca da melhor solução para o problema. Abaixo estão listados os nomes dos respectivos Coordenadores de Curso.

Para os Alunos do Ciclo Básico, esgotadas as tentativas de solução de eventuais problemas junto ao Docente, a questão deverá ser encaminhada verbalmente à Coordenação do Ciclo Básico (ver página da FEN) e através desta à Chefia da Secretaria Geral Acadêmica.

Para todos os casos, sejam Alunos do Ciclo Básico ou do Ciclo Profissional, queremos também ressaltar que a Secretaria Geral Acadêmica conta ainda com a colaboração do Prof. David Martins Vieira (ver página da FEN) que atua como Orientador Acadêmico e Ouvidor dos Alunos na nossa Faculdade e também do Pedagogo Ulisses Carramaschi Cavalcanti que é o Coordenador Pedagógico da Faculdade de Engenharia (ver página da FEN), ambos suficientemente experientes para analisarem as questões que lhes forem trazidas e buscarem os devidos entendimentos, para solução dos eventuais problemas.

A Chefia da Secretaria Geral Acadêmica (Sr. Edmilson Tavares da Silva) também está à disposição dos Alunos para ouvir suas necessidades e dificuldades, orientando-os de forma adequada, quanto ao melhor encaminhamento das questões existentes.

Não sendo possível, no entanto, encontrar uma solução para o problema, o Aluno poderá encaminhar por escrito a questão ao Corpo Deliberativo do seu Departamento Acadêmico, através da sua Representação Estudantil nesse órgão deliberativo.

Para questões coletivas, lembramos também aos Alunos que o Centro Acadêmico da Engenharia tem como uma de suas missões, o encaminhamento de pleitos que se refiram ao conjunto de Alunos de uma determinada disciplina, de uma habilitação ou ênfase ou de todo o curso de Engenharia.

Nas questões que envolvam Servidores Técnicos e Administrativos da FEN, recomendamos que as Chefias imediatas dos setores correspondentes sejam procuradas, para que as soluções dos eventuais problemas sejam imediatamente encontradas.

Destacamos ainda, que na nossa página existe o serviço "FALE CONOSCO" que tem de forma muito eficiente recebido sugestões e críticas, que são imediatamente retransmitidas pela Coordenação de Comunicação para a Direção da Faculdade de Engenharia e posteriormente ao setor envolvido.

A Direção da FEN está sempre atenta a todos os acontecimentos e encaminha de forma adequada a cada caso, as providências necessárias para resguardar os interesses e prerrogativas de cada membro da Comunidade Acadêmica da Faculdade de Engenharia.

Queremos também destacar que em última instância na FEN, cabe o encaminhamento das questões que não puderam ser solucionadas nas etapas aqui anteriormente descritas, ao Conselho Departamental da Faculdade de Engenharia, através de requerimento entregue à Secretaria Geral Acadêmica ou por intermédio da Representação Estudantil neste órgão deliberativo.

Em todo o caso e qualquer que seja a fase em que se encontre a abordagem de eventuais questões, destacamos a necessidade de que as tratativas sejam sempre realizadas com serenidade e respeito e utilizando-se termos e procedimentos dignos da Profissão de Engenheiro, que escolhemos por livre arbítrio e que por isso deve ser exercida, desde agora, com dignidade e bom senso.

CHEFIAS DOS DEPARTAMENTOS ACADÊMICOS

Departamento de Engenharia Mecânica

Chefe: Francisco José da Cunha Pires Soeiro

Sub-Chefe: José Guilherme Santos da Silva