NOTÍCIAS

Ver Notícias

Feed RSS

Assinar Notícias

Modificar/cancelar assinatura

Assuntos das Notícias

Assuntos Gerais

Comunicados Administrativos

Concursos Públicos

Coordenação Acadêmica

Cursos (Pós e Extensão)

Defesas FEN

Editais de Fomento à Pesquisa

Entrevistas

Estágios, Empregos e Bolsas

Opinião

Palestras, Seminários...

Todas as Notícias

Publicações UERJ

Informe UERJ

Revistas Online da UERJ

UERJ em Dia

UERJ em Questão

Links

Links Didáticos

Ceper Será Inaugurado em Setembro

Criada em 15/08/2006 08:56 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno ceper fen func imp prof

Energia limpa e abundante é o desafio que se apresenta neste início de século. Praticamente todas as facilidades que nos acostumamos a desfrutar dependem direta ou indiretamente de fontes de energia convencionais, que estão se esgotando e/ou agridem o meio ambiente. Como alternativas viáveis já consagradas e consolidadas, aparecem as energias eólica e solar. Inicialmente pensadas de forma isolada, vêm encontrando grande aplicação também como complemento às fontes convencionais.

 

A utilização das fontes renováveis de energia concorre para promover o desenvolvimento econômico do País e minimizar os impactos ambientais. No âmbito do desenvolvimento sustentável as energias renováveis constituem-se em focos atuais de atenção.

 

O desenvolvimento, implementação e uso das energias renováveis apresentam principalmente vantagens nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica e estratégica.

 

Com relação à sociedade poderão proporcionar a abertura de novos postos de trabalho, oportunidades de especialização de pessoal técnico, uso de soluções regionais diversificadas e incremento de renda para a população local.

 

Quanto à vantagem tecnológica, as energias renováveis contribuirão para o desenvolvimento de um novo mercado, com a conseqüente ampliação da atividade industrial, a qualificação técnico-profissional específica, e a realização de intercâmbios internacionais.

 

Considerando as questões ambientais, especial atenção será dada ao compromisso com as questões da sustentabilidade, como por exemplo, a redução dos impactos ambientais dos novos empreendimentos.

 

As vantagens econômicas dizem respeito à ampla disponibilidade da energia solar e da energia eólica no Brasil, à geração de energia próxima aos mercados consumidores, ao uso apropriado do recurso energético disponível e à possibilidade de atendimento aos mercados interno e externo.

 

As vantagens estratégicas vão desde a diversificação da matriz energética brasileira ao desenvolvimento rápido em grande escala de bens e serviços, passando pela independência do País em relação ao fornecimento de energia.

 

A UERJ tendo a frente a Faculdade Engenharia e o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretária de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo – SEINPE, criaram o CEPER – Centro de Estudos e Pesquisas em Energia Renovável voltado para as questões de eficiência energética e inovação tecnológica, propiciando a concretização em nossa Universidade de um dos centros de excelência em Energias Renováveis em nosso Estado. 

 

Localizado no Complexo Fonseca Teles e sendo parte integrante do Centro de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia, o CEPER – Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis é uma realidade que se consolida a cada dia e que ainda durante o mês de setembro será inaugurado.

 

Certamente o CEPER estará definitivamente ligado ao nome do secretário Wagner Granja Victer, que desde o começo dos entendimentos para sua criação, através de ações desenvolvidas pelos Professores João de Tarso Pallottino (Coordenador do CEPER), Luiz Biondi Neto e Carlos Alberto Pereira Correia, acreditou na idéia e incentivou o seu desenvolvimento. Partimos juntos de um sonho comum e construímos um marco para o futuro do nosso Estado.

 

Os nossos Docentes, Pesquisadores e Alunos têm neste Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis a oportunidade de experimentar, explorar, criar, desenvolver e difundir conhecimentos que contribuirão decisivamente para dar ao Estado do Rio de Janeiro, um lugar de merecido destaque nas pesquisas em Energias Renováveis e no seu desenvolvimento científico e tecnológico. 

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

Depto(s) ou Orgãos da FEN-UERJ relacionado(s) com esta notícia


ceper - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis (CEPER)


Avise Um Amigo
Avise um Amigo


Na sua opinião, qual a relevância desta notícia? (1=Pouco relevante, 10=Muito relevante)

1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  
Não há votos ainda. Seja o primeiro a opinar!


Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

Todos os campos são obrigatórios