Ceper Será Inaugurado em Setembro

Criada em 15/08/2006 08:56 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno ceper fen func imp prof

Energia limpa e abundante é o desafio que se apresenta neste início de século. Praticamente todas as facilidades que nos acostumamos a desfrutar dependem direta ou indiretamente de fontes de energia convencionais, que estão se esgotando e/ou agridem o meio ambiente. Como alternativas viáveis já consagradas e consolidadas, aparecem as energias eólica e solar. Inicialmente pensadas de forma isolada, vêm encontrando grande aplicação também como complemento às fontes convencionais.

A utilização das fontes renováveis de energia concorre para promover o desenvolvimento econômico do País e minimizar os impactos ambientais. No âmbito do desenvolvimento sustentável as energias renováveis constituem-se em focos atuais de atenção.

O desenvolvimento, implementação e uso das energias renováveis apresentam principalmente vantagens nas áreas social, tecnológica, ambiental, econômica e estratégica.

Com relação à sociedade poderão proporcionar a abertura de novos postos de trabalho, oportunidades de especialização de pessoal técnico, uso de soluções regionais diversificadas e incremento de renda para a população local.

Quanto à vantagem tecnológica, as energias renováveis contribuirão para o desenvolvimento de um novo mercado, com a conseqüente ampliação da atividade industrial, a qualificação técnico-profissional específica, e a realização de intercâmbios internacionais.

Considerando as questões ambientais, especial atenção será dada ao compromisso com as questões da sustentabilidade, como por exemplo, a redução dos impactos ambientais dos novos empreendimentos.

As vantagens econômicas dizem respeito à ampla disponibilidade da energia solar e da energia eólica no Brasil, à geração de energia próxima aos mercados consumidores, ao uso apropriado do recurso energético disponível e à possibilidade de atendimento aos mercados interno e externo.

As vantagens estratégicas vão desde a diversificação da matriz energética brasileira ao desenvolvimento rápido em grande escala de bens e serviços, passando pela independência do País em relação ao fornecimento de energia.

A UERJ tendo a frente a Faculdade Engenharia e o Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Secretária de Estado de Energia, Indústria Naval e Petróleo – SEINPE, criaram o CEPER – Centro de Estudos e Pesquisas em Energia Renovável voltado para as questões de eficiência energética e inovação tecnológica, propiciando a concretização em nossa Universidade de um dos centros de excelência em Energias Renováveis em nosso Estado.

Localizado no Complexo Fonseca Teles e sendo parte integrante do Centro de Ciência e Tecnologia da Faculdade de Engenharia, o CEPER – Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis é uma realidade que se consolida a cada dia e que ainda durante o mês de setembro será inaugurado.

Certamente o CEPER estará definitivamente ligado ao nome do secretário Wagner Granja Victer, que desde o começo dos entendimentos para sua criação, através de ações desenvolvidas pelos Professores João de Tarso Pallottino (Coordenador do CEPER), Luiz Biondi Neto e Carlos Alberto Pereira Correia, acreditou na idéia e incentivou o seu desenvolvimento. Partimos juntos de um sonho comum e construímos um marco para o futuro do nosso Estado.

Os nossos Docentes, Pesquisadores e Alunos têm neste Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis a oportunidade de experimentar, explorar, criar, desenvolver e difundir conhecimentos que contribuirão decisivamente para dar ao Estado do Rio de Janeiro, um lugar de merecido destaque nas pesquisas em Energias Renováveis e no seu desenvolvimento científico e tecnológico.

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa

ceper - Centro de Estudos e Pesquisas em Energias Renováveis (CEPER)