Telefone Celular: Um Mal Necessário?

Criada em 07/07/2006 18:29 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func prof

Reproduzimos matéria publicada no UERJ EM DIA.

Noticias - Edição de 29 de Junho a 07 de Julho de 2006 - Ano X - No 385
 
Telefone celular: um mal necessário? 
Especialistas atentam para benefícios e malefícios do uso do aparelho.
 
Imprescindível no mundo de hoje, cada vez menor na aparência e maior nas atividades e memória, o telefone celular conquistou metade da população brasileira, e representa uma sociedade cuja rotina é baseada, em grande parte, na rapidez da informação e necessidade de comunicação. O aparelho já faz parte do cotidiano de 89,4 milhões de brasileiros, o que representa 48,14% do total de habitantes do País.

Desde que entrou no Brasil, na década de 1990, passando por sua explosão de vendas em 1997, o telefone celular vem modificando o comportamento dos usuários e as relações interpessoais, preenchendo uma lacuna deixada pelo “Plano de Expansão da Telefonia Fixa” até 1993. O papel do celular, portanto, foi ocupar uma demanda que existia e era reprimida frente às dificuldades das tecnologias da época.

Promoção da Inclusão Digital
Para Heloisa Helena Ayres, professora adjunta do Instituto de Psicologia da Uerj, o celular traz muitos benefícios de ordem tecnológica e, dependendo de seu uso, pode promover a inclusão digital. “O celular é uma mídia com muitas possibilidades que ganha cada vez mais espaço pelo seu baixo  custo, devendo  o interesse do usuário crescer  na mesma proporção da ampliação de sua utilização”, explica. E acrescenta que o celular pode servir como “meio de atualização e papel ativo na obtenção da informação”.

Nicolau Maranini, professor adjunto da Faculdade de Comunicação Social, considera o aparelho como uma “ponta de ligação entre as pessoas e o mundo” e acrescenta a “facilidade em se encontrar pessoas”, como um aspecto relevante. Os usuários comprovam a comodidade e o conforto proporcionados pelo telefone móvel. Caroline Lucena, de 23 anos, estudante do 3º período de Letras da Uerj, diz que é viciada em seu celular. “Mando torpedo para todo mundo e é ótimo porque economiza meu tempo. Durmo com ele porque também é meu despertador”.

Desvantagens e Dependência
A sensação de status, o vício e as manias que o aparelho traz são praticamente inerentes ao uso. Dormir ao lado do celular, caminhar na praia com o aparelho nas roupas de banho, dentre outras excentricidades, são consideradas normais pela maior parte da população jovem.
Laís de Cássia, de 17 anos, é um exemplo de dependência do celular. “Durmo com ele, levo para a praia, para todo lugar. Até para tomar banho. É necessário, pois meus amigos me acham quando não estou em casa, e eu quase nunca estou...”, justifica.

Mas esta relação de dependência traz diversos malefícios aos usuários. É o que ressalta Nicolau Maranini. "As pessoas ficam com uma dependência tecnológica muito grande, presas a um aparelho. Isto é preocupante na questão do desenvolvimento pessoal", explica o professor.

Outro aspecto negativo seria o da presença constante das atividades profissionais que muitas vezes o aparelho representa. Heloisa Helena Ayres, que também é especialista em Psicologia do Trabalho, diz que "dependendo do uso do telefone móvel, podemos verificar  um estímulo a uma cultura do “workaholic”, em que a casa é apenas a continuidade do escritório. O indivíduo está ligado ao trabalho onde quer que vá, mesmo  em férias. O tempo livre e o descanso são considerados desperdício, o que traz conseqüências na  saúde do trabalhador, tais como cansaço, stress e até úlcera", esclarece.

As discussões sobre as vantagens e desvantagens do aparelho dependem de análises do próprio usuário. “Classificá-las como vantagens ou danos dependerá do próprio uso, da reflexão crítica de tais tecnologias para construção de uma sociedade democrática e humanitária”, explica Heloísa Helena. 

Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa



Copie o link desta notícia para compartilhar:


www.eng.uerj.br/noticias/1152307780-Telefone+Celular+Um+Mal+Necessario+





Comente esta notícia

(Para perguntas, verifique acima a forma de contato na notícia)
Seu nome
Seu E-mail (não será divulgado)
Seu comentário
Código de verificação (Repita a sequência abaixo)

Todos os campos são obrigatórios


Regras para comentários:
  • Comentários anônimos serão excluídos;
  • A postagem de comentários com links externos será excluída;
  • Não publicamos denúncias. Nestes casos, você deve encaminhar aos órgãos cabíveis ou indicados na notícia;
  • Comentários que fujam ao teor da matéria serão excluídos;
  • Ofensas e quaisquer outras formas de difamação não serão publicadas;
  • Os autores da notícia não monitoram os comentários, portanto não há garantias que serão lidos e/ou respondidos. Procure a forma de contato na própria notícia

 

Não há comentários ainda.