Condecorações e Homenagens Marcam a Engenharia da Uerj

Criada em 10/05/2006 18:31 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: carto fen

Em belíssimo Evento ocorrido no dia 05 de maio de 2006 na Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil, na Ponta da Armação – Niterói – RJ, foi realizada a Cerimônia de Entrega das Condecorações da Ordem do Mérito Cartográfico.

Com a presença de autoridades civis e militares, o Dr. Paulo César Teixeira Trino  - Presidente da Sociedade Brasileira de Cartografia, Geodésia, Fotogrametria e Sensoriamento Remoto – SBC, Grão-Mestre da Ordem do Mérito Cartográfico, deu início à solenidade que este ano, agraciou setenta e cinco novos membros ou promovidos do Corpo de Graduados Efetivos, antecedendo o emocionante arriamento da Bandeira Brasileira, que ocorreu ao pôr do sol, com a execução simultânea do Hino Nacional  Brasileiro.

A Faculdade de Engenharia da UERJ teve a honra de ter este ano, dois de seus membros agraciados com esta importantíssima condecoração, que expressa a tradição e o orgulho da comunidade cartográfica em nosso País. O Prof. Carlos Alberto Pereira Correia (Vice-Diretor da FEN) recebeu a condecoração no Grau de Cavaleiro e o Prof. José Carlos Penna Vasconcellos (Departamento de Engenharia Cartográfica) foi agraciado por promoção com o Grau de Comendador.

A Faculdade de Engenharia se sente muito honrada em participar dessa significativa solenidade, lembrando que os Professores Nival Nunes de Almeida, Luiz Biondi Neto e Maurício José Ferrari Rey já foram também agraciados com tal condecoração em anos anteriores, juntamente com os dedicados e competentes Docentes e Pesquisadores do Departamento de Engenharia Cartográfica, da Faculdade de Engenharia da UERJ, reconhecidamente um dos melhores cursos de Engenharia Cartográfica do País.

A Outorga da Ordem do Mérito Cartográfico é parte integrante das comemorações do Dia do Cartógrafo comemorado a 06 de maio e ocorre após a realização do Seminário organizado pela SBC, que este ano tratou do Levantamento da Plataforma Continental (LEPLAC) e da Delimitação do Espaço Amazônico, seminário esse realizado nas dependências da DHN nos dias 04 e 05 de maio.

Falando em nome dos agraciados, a Dra. Rosália Arteaga Serrano – Secretária Geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica – OTCA, Advogada, ex-Ministra da Educação, Vice-Presidente da República e Presidente da República do Equador, agraciada com o Grau de Grande-Oficial, destacou a importância da OTCA para o desenvolvimento e preservação da região amazônica e sua emoção e honra de estar recebendo essa condecoração em Território Brasileiro.

Em conversa após a solenidade, a Dra. Rosália Arteaga Serrano demonstrou interesse em realizar Cooperação Técnica com o Departamento de Engenharia Cartográfica da Faculdade de Engenharia da UERJ, em consultoria no Monitoramento do Bioma Amazônico.

Nessa oportunidade ocorreu também uma conversa com o Dr. Leonardo Uller – Secretário Geral Adjunto do CYTED – Programa Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento, com sedes em Madrid e no Rio de Janeiro, que durante o seminário e a solenidade comemorativos do Dia do Cartógrafo, propôs a realização de Cooperação Técnica entre o CYTED e a UERJ, nas áreas de interesse do Programa. O Dr. Leonardo Uller foi agraciado com a Ordem do Mérito Cartográfico no Grau de Oficial.

Dando Prosseguimento às comemorações do Dia do Cartógrafo, o Departamento de Engenharia Cartográfica e a Direção da Faculdade de Engenharia tiveram a honra de receber no dia 08 de maio de 2006, o Dr. Milan Konecný – Presidente da Associação Cartográfica Internacional (ICA) e Docente da Masarik University in Brno – Czech Republic, agraciado com a Condecoração no Grau de Grande-Oficial , o Dr. Pietro Grimaldi - Docente do Instituto Politécnico de Bari na Itália, também agraciado com a Condecoração no Grau de Comendador por promoção e o Dr. Antonio Cheli de Almeida – Docente da Universidade de La Plata na Argentina.

O Dr. Milan Konecný proferiu uma palestra no dia 08 de maio para os Alunos, Docentes e convidados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (Mestrado de Geomática) da Faculdade de Engenharia, sobre o tema “Cartografia Contemporânea e Geoinformática”.

O Dr. Pietro Grimaldi realizou um mini-curso sobre “Fotogrametria Arquitetônica” nos dias 08 e 09 de maio, destinado a Alunos, Docentes e convidados do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (Mestrado em Geomática), do Departamento de Engenharia Cartográfica e do Departamento de Engenharia de Sistemas e Computação.

A Direção da Faculdade de Engenharia uma vez mais saúda a todos os Docentes, Servidores Técnicos e Administrativos e Alunos do Departamento de Engenharia Cartográfica e do Mestrado em Geomática pelo transcurso do Dia do Cartógrafo. Agradecemos também a todos os Docentes, familiares e amigos que prestigiaram a solenidade de Outorga da Ordem do Mérito Cartográfico.

À Sociedade Brasileira de Cartografia, ao Conselho, à Chancelaria e à Secretaria Geral da Ordem do Mérito Cartográfico, os nossos mais sinceros agradecimentos, pela honra e emoção de termos participado mais uma vez desta marcante solenidade. Parabéns a todos pelo Dia do Cartógrafo e pelo sucesso e grandeza do Evento.

A Faculdade de Engenharia da UERJ, o Departamento de Engenharia Cartográfica e o Programa de Mestrado em Engenharia da Computação (Geomática) estão a disposição de todos para quaisquer contatos nos endereços eletrônicos dirfen@uerj.br, carto@uerj.br e pgec@eng.uerj.br. O endereço da página da Sociedade Brasileira de Cartografia (SBC) é www.cartografia.org.br e esta pode ser acessada diretamente a partir da página da Faculdade de Engenharia no endereço www.eng.uerj.br.

Luiz Biondi Neto e Carlos Alberto Pereira Correia
Direção da FEN
Gestão Participativa

Professor(es) ou profissionais da FEN-Uerj relacionado(s) com esta notícia