Reproduzimos a partir da página da Universidade a carta dos Ex-Reitores da UERJ à Governadora do Estado.
"CARTA DOS EX-REITORES À GOVERNADORA DO ESTADO E CHANCELER DA UERJ
Excelentíssima Senhora
Governadora Rosinha Garotinho
Chanceler da Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Senhora Chanceler,
São enormes os desafios que a Universidade pública de um país em desenvolvimento necessita superar para que possa sediar o pensamento crítico, funcionar como instrumento de inclusão social e de criação de alternativas válidas para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, enfim, diversificar os saberes e reafirmar seu papel cultural, social e político numa sociedade globalizada, onde os ativos baseados no conhecimento são forças geradoras de riqueza e de fortalecimento da soberania das nações.
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro completou, recentemente, 55 anos de existência. Em sua trajetória ao longo desse período, enfrentando limitações à sua autonomia, penalizada pelo constante contingenciamento dos seus orçamentos, vem, apesar disso, cumprindo de forma admirável seu papel como centro de formação de cidadania e de quadros científicos altamente qualificados, que tem contribuído, de forma inquestionável, para o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.
Nos últimos anos as dificuldades de financiamento da Uerj vêm se agravando e, agora, chegaram a uma situação insustentável. A política de investimentos mínimos para a manutenção de sua infra-estrutura física, bem como para a construção e modernização de seus laboratórios, renovação do acervo das bibliotecas, implementação de programas para o adequado cumprimento de sua pioneira política de cotas, além do fato de que, há quatro anos, professores e funcionários técnico-administrativos não terem tido qualquer reposição salarial, ameaça a qualidade e mesmo a continuidade de um belo projeto de universidade, concebido há mais de meio século e com relevantes serviços prestados ao do Estado do Rio de Janeiro e ao Brasil.
A sobrevivência da Uerj e sua inserção entre as maiores e mais importantes universidades do país resultam da alta qualificação dos seus professores, da competência o seu pessoal técnico-administrativo, da dedicação do seu corpo discente, e, sobretudo, do apoio e do reconhecimento do povo do Estado do Rio de Janeiro e seus legítimos representantes.
Os signatários da presente Carta, ex-reitores da Uerj, com todo respeito, dirigem-se a Vossa Excelência para solicitar a liberação dos recursos imprescindíveis ao custeio, aos investimentos bem como à necessária e urgente recomposição salarial dos quadros docentes e técnico-administrativos da universidade.
Contando com o inadiável empenho de Vossa Excelência, aproveitamos esta oportunidade para apresentar nossos votos de consideração e respeito.
Cordialmente
Rio de Janeiro, 04 de abril de 2006.
João Salim Miguel
Ivo Barbieri
Hésio Cordeiro
Antonio Celso Alves Pereira
Nilcéa Freire"
Luiz Biondi e Carlos Alberto
Direção da FEN
Gestão Participativa