Iniciação Científica - Mensagem do Cnpq

Criada em 03/04/2006 17:33 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func prof

Retransmitimos mensagem recebida do Exmº Sr. Presidente do CNPq sobre INICIAÇÃO CIENTÍFICA.

Aproveitamos para solicitar leitura de notícia da Coordenação Acadêmica sobre o mesmo assunto constante desta página.

OF. Circ. PR. Nº 0137/06
Brasília, 22 de março de 2006

Prezados (as) Coordenadores (as) do PIBIC,

Estamos próximos de iniciar mais uma etapa referente às atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), período 2006/2007.

É fundamental reiterar a decisão do Conselho Deliberativo (CD) do CNPq no sentido de esclarecer alguns aspectos dos Programas de Iniciação Científica do Conselho.

O CD considera a Iniciação Cientifica (IC) um poderoso instrumento de divulgação dos métodos e princípios da ciência e um dos mais importantes programas do CNPq. Seu público alvo são os estudantes de graduação dos cursos superiores de instituições públicas ou privadas. Seu modo de atuação implica o convite a estudantes para se associarem a pesquisadores ou grupos de pesquisa de instituições credenciadas.

O CD considera a IC um programa voltado para o aluno, não para o pesquisador.  A IC se destina a complementar o ensino de graduação oferecendo a milhares de alunos a oportunidade de descobrir como a ciência é produzida, como o conhecimento é adquirido. Esse objetivo é conseguido pela participação do aluno nas atividades práticas e teóricas no ambiente de pesquisa. O CD acredita que essa vivência ajudará o aluno a ver e entender o mundo sob o prisma da ciência. A IC é, em essência, um programa de desmistificação cultural, avesso a dogmas, destinado a esclarecer e completar a formação intelectual dos alunos.

Embora os alunos devam participar de pesquisa do grupo a que estão ligados e nele assumir tarefas especificas, em nenhuma hipótese a IC pode ser tratada como um programa destinado a prover mão-de-obra para pesquisadores ou grupos de pesquisa. O sentido é contrário: é o pesquisador e o seu grupo que devem dedicar parte de seu tempo ao ensino prático e conceitual da pesquisa ao aluno de graduação. Portanto, quanto mais dedicados, mais bem capacitados e mais experientes forem os pesquisadores, melhor para o aluno. Não será o aluno de IC quem irá fortalecer ou ajudar a desenvolver grupos de pesquisa. Esse é um
conceito absolutamente equivocado. Pelo contrário, grupos bem formados de pesquisa é que poderão desenvolver o aluno.

Nesse sentido, o CD pede aos dirigentes institucionais e pesquisadores que zelem pelo cumprimento dos objetivos e diretrizes da Iniciação Cientifica, em qualquer de suas modalidades programáticas: institucional (PIBIC) ou individual (IC).

Atenciosamente,

ERNEY PLESSMANN CAMARGO