Greve?

Criada em 15/03/2006 11:37 por dirfen_biondi_ca | Marcadores: aluno fen func prof

Retransmitimos a pedido do Prof. Gilberto Moraes o texto encaminhado por ele à Direção da Faculdade de Engenharia,  na qualidade de representante dos Docentes da FEN no Conselho de Administração da ASDUERJ.

"Aos Profs. Biondi e Carlos Alberto
Diretor e Vice Diretor da FEN.

Caros Professores,

Tendo em vista a assembléia docente marcada para o dia 16, Quinta-feira, às 15h, para debate e provável proposta da transformação do indicativo de greve aprovada em assembléia anterior em greve,  solicito a remessa deste texto aos professores da FEN, através do canal eletrônico DIRFEN, pedido meu como representante dos docentes da FEN no Conselho de Administração da ASDUERJ.

A assembléia docente marcada para o dia 15 tem como tema principal e talvez único a questão da enorme defasagem  salarial que atinge o funcionalismo público em geral e os que trabalham na UERJ em particular.

Em valores de janeiro, o reajuste salarial para apenas cobrir a inflação dos últimos cinco anos chega a 51%.

O reajuste tem sido cobrado pelas nossas autoridades administrativas - está sendo entregue na entrada da  UERJ cópia de  carta da Reitoria enviada ao Secretário de Estado - tratando do assunto.

O Governo Estadual não acena com qualquer proposta para conceder qualquer reajuste em qualquer  horizonte, próximo ou longe.

Há problemas na UERJ cuja solução se espera com brevidade, entre elas a melhora da segurança, a recuperação dos trechos da estrutura do Pavilhão João Lyra Filho, o término das obras nos banheiros.

Mas, o problema comum a todos os segmentos, hoje, problema crucial, é a defasagem salarial. E esse tema será o tema principal na assembléia docente, nesta Quinta-feira, 15h.

A presença dos professores da Engenharia é importante para ajudarmos a decidir os caminhos para o reajuste salarial, para uma greve ou não, e nesse para aprovação da forma de como conduzir a ação para que ela resulte em reajuste salarial.

Tenho mantido o hábito de conversar com todos que encontro nos corredores, sobre a UERJ. Vejo uma divisão equilibrada.

O voto é unitário. O representante de qualquer Unidade (A Faculdade de Engenharia é uma delas) tem um único voto, com direito igual a de qualquer participante, seja ele um mero professor dez horas/semana, seja ele um professor titular laureado e louvado.

A greve cobra dos estudantes um preço alto, sobretudo os da graduação. A falta de reajuste salarial há mais de cinco anos cada vez mais inviabiliza a sobrevivência de muita gente.

A UERJ não tem seus orçamentos aprovados pelo governo.

Peço o comparecimento à assembléia de todos os professores. E que votem.

Em querendo debater, em querendo propor medidas que ajudem a resolver problemas etc. escreva: gmoraes3@terra.com.br,gmoraes3@centroin.com.br

Gilberto Moraes."

www.eng.uerj.br/noticias/1142433445-Greve+