Graduação

Engenharia Ambiental e Sanitária

Engenharia Cartográfica

Engenharia Civil

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia de Produção (Industrial)

Graduação

Atenção

Informações sobre requisitos, cursos, horários, ementas, programas e fluxogramas dos cursos de graduação podem ser obtidos diretamente na Secretaria Geral Acadêmica.

Objetivo

Formar profissionais com sólida base técnica e científica que o capacitem a desenvolver novas tecnologias, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais,visando atender às demandas sociais do Rio de Janeiro e do país.

Duração e turno

Pode ser concluído no mínimo em 10 e no máximo em 18 períodos. O horário é manhã/tarde ou tarde/noite.

Estrutura do curso

Os currículos dos cursos de Engenharia estão estruturados no regime de créditos e divididos em dois ciclos: básico e profissional.

O primeiro ciclo, com duração de um ano e meio, tem o objetivo de apresentar os conceitos das ciências básicas aplicadas à Engenharia. O ciclo profissional, com duração de três anos e meio, destina-se ao aprofundamento dos conhecimentos específicos de cada área (curso) de atuação da engenharia.

O ciclo profissional possui diferentes áreas de habilitação, que permitem a formação profissional específica do engenheiro. Assim, o candidato ao prestar o vestibular para a UERJ, tem de escolher uma dentre as 5 grandes áreas (cursos) existentes, a saber: Civil, Elétrica, Mecânica, Produção e Cartográfica.
Dessas 5 áreas, a Civil e a Elétrica, tem as seguintes subdivisões:

Portanto a Faculdade de Engenharia oferece ao estudante um total de 12 opções de carreira para sua formação.

Perfil do estudante

O estudante que pretende seguir esta carreira deve apresentar aptidões ligadas ao universo científico e tecnológico