Clique aqui para trocar sua foto!


    ATIVIDADES E

    INTERESSES


Início
Artigos
Bancas
Orientações
Versão para impressão

00


PROFESSOR: Bernardo Severo Da Silva Filho (No momento não leciona na FEN)

Depto.: DETEL

Professor BERNARDO SEVERO DA SILVA FILHO – 1938-2019

 

Severo, como normalmente era conhecido na UERJ, nasceu em 05 de novembro de 1938 em São Luís do Maranhão. Filho de Bernardo Severo e Isolda, concluiu sua educação fundamental em Fortaleza e seu ensino médio na antiga Escola Preparatória de Cadetes desta mesma cidade. Ingressou na AMAN em 1958, onde se graduou oficial do Exército Brasileiro. Posteriormente, graduou-se em engenharia elétrica pelo Instituto Militar Engenharia - IME em 1966 - e concluiu o Mestrado em Ciências, École Nationale Supérieure de l\\\'Aéronautique, França, 1970.

Casado desde 1963 com a professora Solange Fidalgo, é pai de Ana Celia e Ricardo Henrique, e avô de Matheus, Thiago e Gustavo.

No Exército foi Chefe de Laboratório de Automação e docente do IME de 1971 a 1982; Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento, Centro Tecnológico do Exercito, 1982 a 1986. Trabalhou na Avibras de 1986 a 1990 e foi diretor técnico do Centro de Desenvolvimento Tecnológico e Recursos Humanos da Sociedade de Jesus (Jesuíta) Campos, 1990 a 1994, em São José dos Campos. Na Editora LTC (Grupo GEN), de 2000 a 2017, exerceu as atividades de editor responsável pelas áreas de Exatas e Humanas e de consultor, onde coordenou diversas obras acadêmicas e traduziu livros da área de engenharia elétrica.

Na UERJ foi professor desde o seu retorno ao Brasil, logo após conclusão do seu mestrado, até sua aposentadoria em 1998. Professor de diversas disciplinas, contribuiu em muito para a formação e graduação de diversos profissionais da área de engenharia elétrica. Foi ainda Chefe do Laboratório de Engenharia Elétrica, fundador e Coordenador do Curso de Especialização em Mecatrônica, no qual foi pioneiro nesta área no Rio de Janeiro. Um ser humano de caráter firme, rigoroso mas que tinha um jeito respeitoso ao lidar com seus estudantes e colegas docentes e técnico-administrativos.

Nos seus últimos trabalhos profissionais se apresentava com Educador em Engenharia, título mais que justo, que nos motiva, face à sua trajetória de engenheiro e professor, pois foi um excelente Mestre e um inspirador de diversos estudantes que buscaram ingressar na carreira docente.


Informações de Contato:


Retorna